Lavras da Mangabeira: professores e alunos visitam projetos Mandalla

Professores (3) e alunos (46) do Curso de Irrigação e Drenagem da Fatec-Centec, de Juazeiros do Norte,  visitaram, no dia 22 de junho, do corrente ano, projetos de produção integrada (Mandalla) e uso de energia solar em irrigação localizada(microaspersão, gotejamento e santeno) em cultivo protegido, desenvolvido por 6 famílias da comunidade Oitis, da Associação de Pequenios Produtores Rurais do sítio Oitis e adjacências, localizada no distrito de Mangabeira, no município de Lavras da Mangabeira, executados pela Ematerce, escritório local, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e Instituto Agropolos.

Segundo o gerente da Ematerce local, Engº Agrº  Kleber Correia de Souza, o objetivo da visita foi conhecer as experiências de campo na composição do conteúdo prático curricular, aliando teoria à prática. Na oportunidade, o gerente regional da Ematerce/Centro-Sul, Joaquim Virgolino Oliveira Neto, destacou a importância das tecnologias adotadas como práticas eficazes de convivência com o semi-árido. Referiu-se, ainda, aos produtos, obtidos nos projetos: olerícolas (tomate, pimentão, coentro, alface, cebolinha, quiabo, beterraba); frutíferas (maracujá, goiaba, mamão; legumes (macaxeira e batata-doce); peixe (tilápias) e aves.

Quem se manifestou, ainda, foi o gerente do escritório local da Ematerce, em Lavras da Mangabeira, Kleber Correia, que fez considerações, no tocante ao dimensionamento e utilização do equipamento de energia solar, do sistema de irrigação e da sustentabilidade, através  das práticas de transição agroecológicas, principalmente  da biocompostagem líquida e defensivos naturais, bem como de outras ações, desenvolvidas pela empresa, naquele município, com a participação dos agentes rurais Damião Pereira da Costa e Amarílio Bandeira em apoio logístico.

O gerente da Ematerce local foi mais além e considerou a possibilidade da geração de tecnologias em eletrobombas submersas, alimentadas por painéis solares, adpatadas e mais acessíveis à agricultura, por intermédio da Fatec-Centrec, de Juazeiro do Norte, recebendo, por meio dos professores  Júlio César, Hilton Cruz e Régis Torquato, a confirmação, no sentido de levarem a sugestão ao departamento competente daquela atuante e conceituada instituição de ensino técnicológico e de pesquisas, dirigida pelo professor e Engº Agrº Raimundo de Sá Barreto. Vale destacar que alunos(as) demonstraram interesse, muita atenção e disciplina durante a visita.

==============================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor