PIMENTA FALA SOBRE AÇÕES DE ATER A CONVITE DO ROTARY FORTALEZA-LESTE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

O presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, participou ontem, 11, de almoço com adiretoria e associados do Rotary Club de Fortaleza-Leste, no IdealClube, quando foi convidado para ministrar palestra acerca dasatividades de assistência técnica e extensão rural (ater)desenvolvidas pelo Governo do Estado. Pimenta, com o presidente doRotary Club Fortaleza-Leste, José Noronha Gondim, e outros membrosda Fundação Rotária, integrou a mesa que presidiu ao encontro. Naoportunidade, o Presidente da Ematerce disse aos presentes que o alvoda atual política agrícola é eliminar a “chaga” que ainda éa pobreza rural.

 

As reuniões dosmembros do Rotary Club Fortaleza-Leste acontecem semanalmente, quandouma personalidade é convidada a discursar sobre tema de relevânciapara a sociedade civil. José Maria Pimenta iniciou sua palestra,saudando os presentes e agradecendo pelo convite feito à sua pessoa.Falou a respeito do funcionamento da Ematerce, quantidade defuncionários e extensionistas espalhados por todo o Ceará e de suaatuação no meio rural. “A Ematerce é uma empresa vinculada àSecretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e tem como funçãoprimordial implementar a política agrícola do Governo do Estado”,enfatizou.

 

Disse que para aredução da miséria que ainda persiste no meio rural é necessárioum trabalho incansável e que esta é a maior preocupação da atualadministração. Segundo Pimenta, essa mudança passa também pelamodernização e desenvolvimento da agricultura em todos os níveis. Sobre as ações frente a esta realidade, falou dos programas degoverno executados através da SDA, “que, além de arrojados, sãomodelo para todo o Brasil”. Citou o Programa de Distribuição deSementes – ano passado foram distribuídas 5,5 milhões de sementespara 90 mil agricultores; o Seguro-Safra que recebe apoio do GovernoFederal e este ano atendeu cerca de 262 mil agricultores que tiveramperda de safra acima de 50 por cento e de iniciativas voltadas para ofortalecimento da agricultura familiar, como é o caso do Programanacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Indagado sobre oplantio de oleaginosas no Estado, com vistas à produção debiocombustíveis, José Maria falou que o grande entrave para obiodiesel ainda é a baixa produtividade. Entretanto, mencionou oempenho do Governo Estadual em garantir um preço mínimo para aprodução e falou que em quatro anos o plantio de oleaginosas seráuma realidade para o desenvolvimento do semiárido do Ceará.

 

SOBRE O ROTARY

 

O Rotary Internacionalé uma instituição centenária voltada para a realização deserviços humanitários desde a sua criação, em 1905. Objetivandoamenizar os graves problemas sociais que afetam os menos favorecidos,a Fundação Rotária desenvolve várias atividades como doação decadeiras de rodas; promoção de intercâmbio entre jovens de todo omundo; bolsa educacionais; construção de poços profundos;preservação ambiental, dentre outras. O Rotary Clude de Fortaleza-Leste conta atualmente com 41 sócios.

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone: 85.3217.7872