PIMENTA INAUGURA POSTO AVANÇADO DA EMATERCE EM CAPISTRANO

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

O presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, inaugurou, na última sexta-feira, 26,um Posto Avançado da empresa, em Capistrano, no Maciço de Baturité.A abertura da unidade traz mais comodidade ao agricultor familiar,evitando o deslocamento a municípios vizinhos para ser atendido. Àsolenidade de abertura, estavam presentes o prefeito de Capistrano,Cláudio Saraiva, o gerente regional da Ematerce, Olegário Rocha,além de representantes de trabalhadores rurais, agricultores eautoridades do município.

A instalação do PostoAvançado, em Capistrano, foi viabilizada pela participação daprefeitura local na iniciativa, que cedeu instalações físicas,dois funcionários (auxiliar administrativo e auxiliar de serviçosgerais), pagamento de despesas com água, luz e internet, além dacessão de 100 litros de combustível/mês. A Ematerce entrou com omobiliário, 03 agentes rurais, 01 técnico agrícola e o engenheiroagrônomo Aílton Silveira, que coordenará as atividades do posto.

“A Ematerce é doagricultor e tem que estar perto dele”, disse José Maria Pimentadurante o discurso inaugural. O presidente da Ematerce lembrou que ainstalação do posto em Capistrano funcionará como um ponto deapoio ao produtor rural para ser requisitado sempre que necessário.“A razão da nossa existência é prestar assistência técnica aoagricultor e é para isso que estamos aqui”, frisou.

Em brevepronunciamento, o prefeito de Capistrano, Cláudio Saraiva, contou dafelicidade com a reabertura da unidade, desativada nos anos 90,durante o processo de reestruturação pelo qual passou a Ematerce.“A inauguração deste posto era um anseio meu desde a época decampanha e não medi esforços, para que se tornasse realidade”,complementou Saraiva. A apresentação da equipe que prestaráserviços no Posto Avançado de Capistrano foi feita por OlegárioRocha, gerente regional da Ematerce. Rocha garantiu aos presentes queo atendimento, a partir de então, será feito de forma mais efetivae, consequentemente, terá uma abrangência maior, permitindo a todoso acesso às políticas públicas para o meio rural.

FEIRA

Após a inauguraçãodo Posto Avançado da Ematerce, Pimenta, acompanhado do Prefeito deCapistrano, visitou a Feira da Agricultura Familiar, realizadasemanalmente, às sextas-feiras, na Praça da Estação. Ali, cercade 40 comunidades que têm na agricultura sua principal fonte desubsistência expõem e vendem seus produtos. As mercadorias vãodesde frutas e hortaliças cultivadas na região, passando porprodutos advindos da mandioca, como tapiocas, goma e beiju, atéartesanato e animais (bovinos, caprinos e suínos).

Sebastião Ferreira, umdos expositores, destaca a importância da feira como mais umincentivo ao escoamento de sua produção. “Este espaço é muitoimportante para que a gente possa vender diretamente ao freguês oque produz, sem a presença de intermediários”.

O município deCapistrano está localizado no Maciço de Baturité, a 100quilômetros de Fortaleza. A região possui um dos melhores solospara a agricultura, predominando o Podzólico Vermelho – Amarelo,com um percentual de 60 por cento, ideais para a exploração dacultura do milho. Brunos não cálcicos correspondem a 30 por centodeste total e os 10 por cento restantes são compostos por solos deAluvião e outras manchas. Milho, feijão, mandioca, caju e bananasão as culturas mais exploradas na região por agricultores da basefamiliar.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br