PRAGA DA “MOSCA NEGRA DE CITRUS” DEBATIDA PELA ADAGRI E EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Cerca de 40 EngenheirosAgrônomos da Ematerce de todo o Ceará estiveram reunidos, na manhãde hoje, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), em palestra sobre o combate da praga da Mosca Negra dos Citrus(Aleurocanthus woglumi Ashby), que estaria atacando lavouras defrutas em algumas regiões do Estado. Os presidentes da Ematerce,Itamar Teixeira, e da Adagri, Edilson de Castro, estiveram presentesà abertura do encontro. A palestra foi promovida pela Adagri(Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará).

 

 

Apesar de ainda nãohaver uma notificação oficial, por parte do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a presença da MoscaNegra de Citrus foi identificada em culturas de frutas nos municípiosde Paraipaba, Caucaia e Pecém. “A nossa preocupação é nosanteciparmos a uma possível disseminação da praga, o que afetariadiretamente a comercialização de frutas no Estado”, diz TitoCarneiro, diretor de Sanidade Vegetal da Adagri. Hoje, o Cearáposiciona-se entre os três maiores exportadores de frutas para osmercados europeu, americano e mercosul.

 

 

No Brasil, oito Estadosjá receberam notificação oficial do Mapa como atingidos pela pragada Mosca Negra: Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins,Paraíba, Goiás e São Paulo. Os Estados do Ceará, Rio Grande doNorte e Pernambuco esperam confirmação por parte do órgão. Asuspeita é de que a contaminação esteja propagando-se, através demudas de frutas cítricas (hospedeiro primário), comercializadase/ou produzidas por viveiristas, como são chamados estes produtores.Ao colher a seiva de plantas, a mosca excrementa uma espécie defungo, que escurece a folha, prejudicando a fotossíntese e atingindoa produção de frutas num percentual que varia de 20 a 80 por cento,causando, algumas vezes, até a morte do vegetal.

 

 

O encontro, realizadona manhã desta terça-feira,20, busca capacitar os técnicos paraidentificação da praga, zonear as áreas atingidas e difundir açõesde manejo para erradicação ou convívio com a praga. Estas açõesprevêem podas de limpeza dos vegetais, pulverização e controlebiológico. O pessoal, ora treinado, atuará também comomultiplicador das informações recebidas para a população rural.Caso a praga da Mosca Negra de Citrus venha a se propagar, nasculturas, barreiras comerciais devem ser impostas ao frutosproduzidos no Ceará. A intenção da Adagri é capacitar ostécnicos da Ematerce para a emissão de Permissão Fitossanitáriade Origem que passaria a ser exigida no trânsito da produção.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872