PRESIDENTE DA EMATERCE DESTACA IMPORTÂNCIA DA AGRITECH EM ISRAEL

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

“O principal tema de debate da feira foi a racionalização do uso da água – preocupação mundial – e a preservação do meio ambiente”.

 

Essa foi a declaração do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, sobre a XVII Agritech – Exposição Agrícola Internacional -realizada em Tel-Aviv, Israel, no início deste mês, quando integrou a comitiva do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Engº Agrº Camilo Santana.

 

Informou Pimenta que a Agritech, que acontece a cada três anos, reuniu autoridades, ligadas à agricultura do mundo inteiro, com destaque para a presença maciça de integrantes de países asiáticos, como China, Índia e América Latina. Revelou, ainda, que as técnicas, a exemplo do cultivo protegido, para evitar a utilização de agrotóxicos, a como já acontece em regiões da Ibiapaba e Quixeramobim, também foram discutidas.

 

O dirigente da Ematerce destacou, também, o desenvolvimento de novas práticas: a utilização de caixas de abelhas, dentro dessas áreas protegidas, favorecendo a polinização e incremento da produção de mel em até 25 por cento; a exposição de máquinas, desde as mais simples às mais sofisticadas, voltadas para a agricultura familiar; e o aprimoramento de técnicas de gotejamento e microaspersão. “Mas o foco foi mesmo a questão do uso da água, de forma racional, inclusive a reutilização de tal recurso, além das agressões que vêm vitimando o planeta e as políticas, para evitar tais ações”, asseverou Pimenta.

 

O presidente da Ematerce ressaltou ainda que foi proposto o envio de técnicos a Israel com objetivo de visitar “kibutzim” ( pequenas fazendas coletivas), onde são desenvolvidas variadas técnicas de plantio e conservação, e “moshaves” (áreas individuais) também de plantio.

 

“Estas pessoas vivenciariam ‘in loco’ as práticas por eles executadas, numa espécie de intercâmbio de conhecimentos”. Além de Pimenta, participaram da comitiva do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará(SDA), o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo Pinheiro, e o vice-presidente da Fetraece – Federação dos Trabalhadores(as) na Agriciultura do Estado do Ceará, Luiz Carlos de Lima.

 

=======================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO – joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872