PROJETO MANDALA: MUDANÇA SUBSTANCIAL NA VIDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

A partir do dia 14 próximo, agricultores familiares e técnicos rurais de mais doze municípios cearenses terão a oportunidade de participar do primeiro módulo de capacitação para o Projeto Mandala, num total de três. A iniciativa, já presente em 106 municípios do Ceará, é responsável por um incremento na renda do produtor familiar. Ao final deste ano, 63 manejos deste tipo deverão ter sido implantados em todo o Estado.

 

O primeiro módulo da Capacitação para o Projeto Mandala, realizado no período de 31 de agosto a 04 de setembro passado, em Lavras da Mangabeira, prossegue, a partir do dia 14 próximo, em Senador Pompeu e Morada Nova. De 21 a 25 deste mês, a capacitação chegará aos municípios de Madalena e Viçosa do Ceará. Cada módulo reúne cerca de 35 participantes dentre técnicos rurais e agricultores familiares.

 

O Projeto Mandala é um sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado, sem o uso de agrotóxicos. A mandala tem baixo custo de instalação e necessita de pequena área para implantação. O manejo explora, de maneira eficiente, os recursos hídricos e naturais, proporcionando a preservação do meio ambiente. No Ceará, o projeto é implementado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a assistência técnica e extensão rural é da responsabilidade da Ematerce.

 

Segundo o Engenheiro Agrônomo, José Ximenes de Farias Júnior, supervisor do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da SDA e coordenador estadual do Projeto Mandala, a prática já é responsável por uma mudança substancial na vida do agricultor familiar. “O incremento da renda do pequeno produtor é uma prova disso”, diz, exemplificando que o projeto já assegura, em média, renda de R$ 450 a R$ 500 reais/mês a cada agricultor com um investimento muito baixo.

 

CALENDÁRIO

 

A exemplo do primeiro módulo de capacitação para o Projeto Mandala, ocorrido em Lavras da Mangabeira, no início deste mês, envolvendo os municípios de Iguatu, Cariús, Saboeiro, Mauriti e Milagres, produtores familiares de outros municípios também serão atendidos. Em Lavras da Mangabeira, nesta primeira fase, os integrantes participaram de discussões, motivações, missões técnicas a projetos em execuções, assinatura de convênios, entre SDA e organizações de agricultores, além de conteúdo teórico, mostrando experiências de sucesso.

 

De 14 a 18 próximos, a capacitação, neste primeiro módulo, acontece simultaneamente em Senador Pompeu e Morada Nova. Em Senador Pompeu, serão atendidos também produtores e técnicos rurais de Milhã e Solonópole. O encontro, em Morada Nova, beneficia também comunidades de Jaguaretama.

 

As localidades de Madalena e Viçosa do Ceará sediam, simultaneamente, a capacitação a partir de 21 deste mês até o dia 24. Em Madalena, reúnem-se também agricultores e técnicos de Pacajus e Canindé, e, em Viçosa do Ceará, além do público local, também serão beneficiados os interessados de Croatá, Ibiapina e Tamboril.

 

A capacitação para o Projeto Mandala é composta de três módulos. Entre cada um, os participantes têm a oportunidade de praticar o que viram e aprenderam nas palestras e discussões. O segundo módulo de capacitação, em Lavras da Mangabeira, tem data prevista para acontecer de 22 de setembro a 02 de outubro e o terceiro de 26 a 30 de outubro. Nas outras localidades as datas dos módulos seguintes ainda serão definidas.

 

 

Atualmente, 36 municípios cearenses foram atendidos pelo Projeto Mandala, totalizando a instalação de 106 deles. Para 2009, a previsão é de que 63 novos projetos sejam implantados. Destes, seis já foram instalados em Lavras da Mangabeira, beneficiando 18 famílias; 02 em Saboeiro, atendendo seis famílias; Iguatu e Milagres possuem, cada, um projeto e três famílias beneficiadas, respectivamente; os seis manejos instalados em Mauriti trazem benefícios a 18 famílias e os dois sistemas de Cariús atendem a seis famílias.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone: 85.3217.7872