REVISTA DO MDA DESTACA TRABALHOS IMPACTANTES DA EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

A Ematerce, mediante ações extensionistas impactantes, na comunidade de Pirangi, nodistrito de Calugi, no município de Itapipoca, mereceu destaque, naRevista Excelência em Ater(Assistência Técnica e Extensão Rural),publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) naedição 2009. O destaque deveu-se às práticas agroecológicas,naquela comunidade, com a introdução da tecnologia de substituiçãode copas em cajueiros comuns improdutivos, realizada pelos própriosagricultores familiares e considerada uma experiência que deu certo.

 Segundo o Engº AgrºCláudio Matoso, gerente de Apoio Técnico da Ematerce, a AssociaçãoPro-desenvolvimento dos Produtores de Pirangi, no distrito Calugi, emItapipoca-CE, a Ematerce orienta 19 famílias associadas e 70não-associadas. Disse mais que as atividades iniciaram-se, em 1985,quando agricultores do local visitaram a Ematerce à busca decapacitação, para explorar, racionalmente, a Cajucultura.

 Demonstrado o interessedesses agricultores em plantarem cajueiros, a Ematerce capacitou-osna área de plantio, tratos culturais, substituição de copas emcajueiros comuns improdutivos, e instalou uma Unidade TécnicaDemonstrativa (UTD). A iniciativa deu certo e passou a recebervisitas constantes de agricultores, oriundos de Itapipoca e deassociações comunitárias de municípios circunvizinhos.Ressalte-se que a UTD serviu de base para capacitação deextensionistas e agricultores familiares.

 TREINAMENTOS

 O gerente de apoiotécnico da Ematerce explicou, ainda, que os treinamentos servirampara que alguns agricultores se especializassem nas tecnologias deenxertia e substituição de copas em cajueiros comuns improdutivos.Isso possibilitou o aumento substancial da produção, daprodutividade e, consequentemente, da renda líquida dos produtoresassistidos. Outra boa fonte de renda, para os agricultores daquelacomunidade, é a contratação, por parte de outros proprietáriosruais, para que eles façam a substituição de copas em seuscajueirais.

 O trabalho da Ematercenão se limitou a ensinar a prática da enxertia e a substituiçãode copas em cajueiros comuns improdutivos. Foi mais além ecapacitou-os, no tocante à elaboração de um plano de negócios, oque favoreceu a aquisição de uma casa de farinha moderna,resultando na fabricação de farinha de qualidade, sem falar daagregação de valor ao produto. O trabalho da Ematerce fez, também,com que houvesse uma qualidade diferenciada, tanto da farinha, quantoda goma, ensejando preços diferenciados, na compra desses gênerosalimentícios, pelos consumidores da região.

 AGROECOLOGIA

 N a comunidade,destacou-se, também, a Agroecologia, vez que, na localidade,eliminou-se a queimada, passando os restos vegetais e animais,usados como adubo orgânico por meio de composto, incorporado ao soloe como cobertura morta. Para ter-se idéia do êxito dessastecnologias, basta citar que a produtividade das culturas, a exemploda mandioca, passou de 10 mil para mais de 25 mil quilos por hectare.

 Vale salientar, ainda,que as atividades agrícolas são executadas em áreas individuais ecoletivas e conta com a participação de mulheres e jovens.Atualmente, a comunidade encontra-se no nível de participação,que garante a sua independência.

 Essa experiência, quedeu certo (a organização dos agricultores familiares), despertou interesse de outros órgãos de pesquisa, como: Embrapa, UniversidadeFederal do Ceará