ROUBARAM NOSSO BESOURO

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 

Ainda era quase meninono tempo em que Jânio Quadros era presidente, lembro-me do roubo dasnossas areias monazíticas radioativas na costa capixaba pelosamericanos alegando que era para seus navios não voltarem batendo.Lembro-me também do cientista do Instituto Agronômico de São Pauloque queria autorização para ir à África pesquisar abelhasafricanas e que no despacho inteligente do presidente ele mandou queele fosse pesquisar as abelhas brasileiras do Mato Grosso e doPantanal. O resultado é que com a renuncia de Jânio Quadros ocientista conseguiu ir à África trazer as abelhas e por descuidoelas escaparam e miscigenaram as nossas abelhas brasileirastrazendo-nos grandes prejuízos.

 

Agora a investida écontra os nossos besouros. É a famosa biopirataria. O maior insetodo mundo é encontrado na Amazônia, é o famoso besouro cujo nomecientífico é Titanus gigantus queestá exposto no Museu Natural de Genebra. Até aí nada espantoso. O que impressiona é a história de como esse inseto chegou ao museu.Que teria viajado por engano na bagagem de um turista suíço.Imagina se este inseto não tivesse o tamanho de uma mão de um homemadulto. Mas o pior aconteceu agora. Foi o sequestro do besouro, queestá fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos, chamadoLamprocyphus augustusque tem na cabeça um cristal fotônico que poderá dar subsídiospara uma grande revolução na eletrônica. Esse cristal éfundamental na construção de circuitos eletrônicos que irásubstituir sinais emitidos por corrente elétrica pelos sinais de luz(fótons) trazendo no mínimo resultados fantásticos em termos develocidade, já que a luz tem velocidade bem maior que a correnteelétrica.

 

Essesfatos nos levam a imaginar a riqueza que temos no nosso biomacaatinga e que se não pesquisarmos virão os estrangeiros e roubarãonossas riquezas tal qual fizeram os israelenses com o nossoestilosantes (alfafinha do Nordeste) que com a pesquisa desta plantafizeram o seu melhoramento genético e hoje vendem esta leguminosamelhorada a peso de ouro para o mundo todo.

 

 

ASSESSORIADE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

Fone:85.3217.7872