Sucesso Dia da Agricultura Familiar em Canindé

Realizou-se, no dia 31 de maio último, em Canindé-CE, a solenidade de abertura do Dia da Agricultura Familiar dos Sertões de Canindé, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura do Estado do Ceará, Instituto Nordeste Cidadania e a prefeitura daquele município.

O evento contou, ainda, com o apoio de todos os municípios do Território da Cidadania dos Sertões de Canindé e das instituições que  apóiam a Agricultura Familiar no Estado, dentre as quais a Ematerce. Na saudação aos participantes do evento, falou o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa.

Na solenidade de abertura, a Ematerce, representada pelo diretor administrativo e financeiro, Advogado Francisco Cristiano de Goes, recebeu uma cesta dos agricultores familiares, beneficiários do Projeto Mandalla, com vários produtos da agricultura familiar, num reconhecimento às ações extensionistas da Ematerce, em benefício do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Cristiano, sensibilizado, agradeceu a homenagem, importante e significativa, para todos que fazem a Extensão Rural do Ceará.

Dia da Agricultura Familiar

Neste dia, em homenagem à Agricultura Familiar, houve prestação de serviços por intermédio da agência local do Banco do Nordeste, secretarias munciipais de saúde, ação social, agricultura, educação, administração e infra-estrutura. O evento oportunizou, ainda, aferição de pressão, campanhas de saúde, cortes de cabelo. Destaque-se, também, a particpação da Adagri, Funasa e INSS. Como animação, houve apresentaçoes de grupos culturais da região: banda de música de Canindé, crianças do colégio Menino de Jesus e o grupo de teatro Carrapicho, do assentamento Todos os Santos, de Canindé.

Na parte da tarde, aconteceram debates e painéis sobre crédito rural, comercialização e garantia-safra, além de explanações a respeito das políticas públicas da agricultura familiar e como os produtores rurais terem acesso a esses programas.

Foram enfocados, ainda, assuntos, referentes ao Programa de Peixamento, com a assinatura do acordo de cooperação técnica, entre BNB e Instituto agropolos, pelo diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar, e o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo de Sousa Pinheiro. Em segjuida, foi entregue o certificado de tanque de resfriamento de leite, pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim,  e Francisco Sombra de Oliveira, delegado do Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado.

Foram entregues, também, certificados dos Projetos Mandalla para as segjuintes associações: pequenos trabalhadores organizados do projeto de assentamento Todos os Santos, de Canindé, na pessoa do presidente Francisco Fernandes Alves; assentamento Pitombeiras na pessoa da presidenta Zena Cleide de Sousa Forte; Associação  associaç~zo nuclear dos Apicultores da Micro bacia do Rio Cangati, na pessoa do presidente Raimundo Barbosa.

O secretário Antonio Amorim, da SDA, entregou os cartões do Programa Biodiesel a vários produtores rurais.  Outros agricultores familiares foram homenageados pelo bom desenvolvimento de atividades nas áreas de suinocultura, avicultura e no comércio. na comunidade de Água Boa em Paramoti-CE. Foram assinados contratos para aquisição de bovinos e ovinos, construção de cisternas e cacimbões, trator, dentre outras benfeitorias.

A respeito do Dia da Agricultura Familiar duas palavra resumem a homenagem aos agricultores familiares dos Sertões de Canindé: Sucesso e satisfação.

===============================================================================

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria