TV UNIÃO ENTREVISTA PRESIDENTE DA EMATERCE

O presidente daEmaterce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, é o entrevistado doprograma Finíssimo, apresentado por Mônica Arruda, que seráveiculado, no próximo dia 28 (domingo), às 8 horas, pela TV União.

O dirigente daEmaterce, na gravação do programa FINÍSSIMO, falou sobre a atuaçãoda empresa, nos 184 municípios do Estado do Ceará, cuja missão é,mediante a troca de saberes extensionista/agricultor familiar,introduzir novas tecnologias, nas propriedades rurais, com vistas aoaumento da produção e da produtividades das lavouras e da pecuária,sem falar do importante papel social, ou seja, ajudá-lo a melhorarsuas condições de vida e de seus familiares.

Reportando-seao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará(Ematerce), informou aos telespectadores que as atividades, foraminiciadas, no ano de 1954, com a denominação de ANCAR (AssociaçãoNordestina de Crédito e Assistência Rural). Transcorridos algunsanos, o Serviço de Extensão Rural do Ceará ampliou sua abrangênciae, no dia 16 de julho de 1976, foi transformado em empresa, com aaprovação da Lei 10.029, recebendo a denominação de Empresa deAssistência Técnica e Extensão Rural do Ceara – EMATERCE.

CAPILARIDADE DA EMATERCE

Destacou, ainda,Pimenta a capilaridade da empresa, afirmando que, dos órgãospúblicos estaduais, três deles têm maior presença no meio rural:a Secretaria da Educação, a Polícia e a Ematerce. Atualmente, oórgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Cearámarca presença sistemática, no interior, por intermédio de 71escritórios locais, 18 regionais e 20 postos avançados.

Lembrouo dirigente da Ematerce que a concentração de esforços dosagricultores e extensionistas, aliada ao apoio do governador CidFerreira Gomes e do secretário do Desenvolvimento Agrário, CamiloSantana, sem falar das importantes e necessárias parcerias, vempossibilitando a prestação de assistência técnica e extensãorural agropecuária e gerencial, d forma sistemática, a mais de 130mil agricultores familiares. Enfatizou, em seguida, que osagricultores e suas famílias são participantes diretos, nesses 56anos de pleno funcionamento de um órgão público estadual, no casoa Ematerce.

Atualmente,a Ematerce presta assistência técnica agropecuária e gerencial aosagricultores, por intermédio de 71 escritórios locais, 18regionais, 15 postos avançados, 2 Centros de Treinamento, um emCapuan/Caucaia (Cetrex) e outro em Quixeramobim (Fazenda Normal), comabrangência em 181 dos 184 municípios do Estado.

Comfoco na Agricultura Familiar, executa programas e projetosagropecuários, a exemplo da Cajucultura, Bovinocultura de Leite,Ovinocaprinocultura, Garantia Safra, Vacinação contra Febre Aftosa,Mandiocultura, Biodiesel, e outros de cunho social, visandoproporcionar melhores condições de vida aos agricultores e suasfamílias com um diferencial: preservando os recursos naturais, com aprática da Agroecologia e a inclusão social, sem falar do respeitoà cultura e aos valores humanos de quantos vivem nas comunidadesrurais.

Pimentadisse, também, que a Ematerce, ao longo de sua existência, vemsemeando tecnologia no campo ao alcance de todos – como reza seuslogan – e transformando, para melhor, a vida dos agricultores ede suas famílias, dando, assim, sua parcela de contribuição, paraatenuar a pobreza e evitar o êxodo rural.

Porúltimo, agradeceu à direção da TV União e à apresentadora doprograma Finíssimo, Mônica Arruda, a excelente oportunidade dedivulgar as ações extensionistas para milhares de telespectadores,o que ajuda a consolidar a imagem desse órgão público, daadministração indireta, no Estado do Ceará, braço direito doGoverno do Estado no campo.

==============================================================================

ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR