VÁRZEA ALEGRE REALIZA DIA DE CAMPO SOBRE BOVINOCULTURA DO LEITE

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A Secretaria doDesenvolvimento Agrário (SDA) e Ematerce realizam, amanhã, 25, nomunicípio de Várzea Alegre, na região do Cariri, Dia de CampoRegional Sobre Pecuária de Leite. O evento acontece a partir dasoito horas, no Sítio Chico, área rural do município. Além deagricultores familiares, instituições ligadas ao setor agropecuáriotambém foram convidadas. A expectativa é de que cerca de 250pequenos pecuaristas de 20 municípios da região prestigiem oevento.

Durante o dia de camposobre bovinocultura do leite, serão divulgados os avanços daatividade em Várzea Alegre, enfatizando as práticas de manejoalimentar e ordenha higiênica. A intenção é incentivar eincrementar a atividade já existente em toda a região. Hoje, aAssociação de Pequenos Pecuaristas já faz a entrega diária àempresa Laticínios Maranguape de aproximadamente 2.400 litros deleite/dia.

Ainda por ocasião doevento, 50 projetos de crédito rural e investimento, via PRONAF –Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, serãoliberados. O Banco do Brasil e Banco do Nordeste são os agentesfinanceiros. Além disso, 15 kits de ordenha higiênica serãoentregues a pequenos pecuaristas, adquiridos pela SDA. Cada kit,composto de tanque de leite, balde, tela para teste de mastite, papele detergente, dentre outros itens, custou em torno de R$ 160,00.

O gerente regionalCariri da Ematerce, Adonias Sobreira, destaca o trabalho que aempresa vem fazendo com os pequenos pecuaristas através demelhoramento genético, cursos de ordenha higiênica e inseminaçãoartificial, “tudo isso objetivando maior produção, produtividadee, consequentemente, um produto de melhor qualidade”, garantiu.

O Dia de Campo RegionalSobre Pecuária de Leite, em Várzea Alegre, conta com o apoio daprefeitura municipal, secretaria de agricultura local, Sindicato doTrabalhadores (as) Rurais, Aprovale, Laticínios Maranguape, Banco doBrasil e Banco do Nordeste.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista JoãoMaroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br