16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação

15 de outubro de 2010 - 03:00

Neste sábado, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação. Mais de 150 países comemoram a data, que se transformou na Semana Mundial da Alimentação. A efeméride  deve ser um momento de reflexão, por parte da humanidade, considerando-se que quase 1 bilhão de pessoas passa fome, e vive em condições de miséria, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). No Ceará, quem está à frente da programação é o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-Ceará), que conta com o apoio de órgãos públicos e da iniciativa privada.

 

Para o presidente da Ematerce, Engº Agrº Itamar Teixeira Bezerra, o órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará vem, ao longo de sua existência, contribuindo para o aumento da produção e da produtividade das lavouras e da pecuária, respeitando a cultura dos agricultores familiares e preservando o meio ambiente, considerando-se o fato de que os extensionistas da Ematerce orientam os produtores rurais a adotar práticas conservacionistas, em seus cultivos, e a não abusarem do emprego de agrotóxicos a fim de não se contaminar os alimentos, tanto para o consumo humano, quanto para o animal.

 

Enfatizou, ainda, o dirigente da Ematerce que a prática da denominada agricultura orgânica não, apenas, proporciona à população alimentar-se, sadiamente, mas também a evitar a poluição dos recursos naturais, como: a flora, a fauna e a parte hídrica da Terra, ou seja, rios, riachos, córregos, açudes, lagos e lagoas. Disse mais que a Ematerce, em trabalhando assim, busca a melhoria das condições de vida das famílias rurais, reduzindo a pobreza no campo e aumentando a oferta de alimentos em todo o Estado, ajudando a saciar a fome e a sede de milhões de cearenses.

 

Vale salientar  ser a Semana Mundial da Alimentação uma data, em que os habitantes e governantes deste planeta precisam preocupar-se com a produção de gêneros alimentícios sadios, bem assim com a segurança alimentar e nutricional. Ressalte-se que, no Brasil, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional elaborou a Semana Mundial da Alimentação. No Ceará, quem está à frente da programação é o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-Ceará), que conta com o apoio de órgãos públicos e da iniciativa privada.

==============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872