Ematerce promove Dia de Campo sobre Quintais Produtivos

20 de outubro de 2010 - 03:00

No próximo dia 21 de outubro, a Ematerce realizará, às 8 horas, um Dia de Campo sobre Quintais Produtivos, no município de General Sampaio, na Fazenda Santo Izidro. Representando a diretoria executiva da empresa, que se encontra participando de reunião com o Governo do Estado, o gerente de apoio técnico, Engº Agrº Cláudio Matoso.

 

Acompanham-no o assessor de comunicação, o coordenador de eventos da empresa, respectivamente jornalistas Antonio José de Oliveira e Edilmo Gurgel, além de extensionistas do escritório estadual, do escritório local de Pentecoste e os gerentes do regional Meio Norte e escritório local, Antonio José Praciano e Francisco Lopes Santos.

 

Com este evento, a Ematerce pretende contribuir para reduzir os riscos econômicos e sociais, que ocorrem, em decorrência da instabilidade climática e outros fatores, além de incrementar a produtividade global da propriedade, garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais.

 

Projeto Quintais Produtivos

 

Segundo o articulador da Rede Temática Metodologias Participativas, Engº Agrº José Roberto Ribeiro Vieira, o Projeto Quintais Produtivos é um modelo de exploração, conduzido por agricultores familiares, em pequenas áreas definidas na unidade produtiva, que se caracterizam pelo cultivo irrigado e diversificado de espécies produtivas, agrícola ou pecuária e plantas medicinais, na mesma área, objetivando a melhoria do padrão alimentar e a geração de renda. 

 

Outro modelo de exploração incentivado é o Sistema Agroflorestal que se refere à forma de uso da terra, onde se processa ampla interação, entre o cultivo de árvores, arbustos e explorações agrícolas ou pecuárias, resultando em um sistema de manejo de produção economicamente viável e ecologicamente sustentado. As experiências, conduzidas no momento, mostram a produção de hortaliças (cenoura, beterraba e outras), fruteiras(mamão, banana e outras), macaxeira e outras espécies vegetais.

 

Enfatizando, ainda, a importância do projeto, no meio rural, o técnico da Ematerce afirmou que a produção dos agricultores familiares está sendo destinada ao programa de aquisição de alimentos (PAA) do Governo Federal, cuja garantia de comercialização estimula o aumento do número de comunidades envolvidas no processo.

 

O Projeto Quintais Produtivos visa, ainda, proporcionar o incremento da renda, estimular a experimentação e o espírito investigativo do agricultor familiar, promover a inclusão de gênero e juventude, nas atividades econômicas e sociais, estimular a organização rural e a preservação do meio ambiente. Informou, também, que, no dia 3 de dezembro vindouro, a Ematerce realizará idêntico Dia de Campo, desta feita no município de Quiterianópolis.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872