Associação de produtores de peixe do Castanhão ganha caminhão-frigorífico

21 de outubro de 2010 - 03:00

A associação participou de processo seletivo do MPA para o direito de uso do transporte por um período de até 30 anos.

Os 28 membros da Associação de Produtores e Processadores de Peixe de Jaguaribara e Lages (Aplages) estão em festa. Eles foram agraciados nesta quinta-feira, 21,pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com um caminhão-frigorífico com capacidade para 1,5 tonelada, o que facilitará o escoamento do pescado por eles beneficiado. A entrega do caminhão foi realizada na manhã de hoje, em Jaguaribara, através dos técnicos da Ematerce, Sandra Nascimento, assessora regional de Aquicultura e Pesca no Complexo do Castanhão, e do agente rural, José Antonio.

O pescado “in natura”, no caso a tilápia, é adquirido pela associação de piscicultores da região e, a partir daí, processado e beneficiado em forma de filé, bolinha de peixe, linguiça, e CMS (carne mecanicamente separada). A tilápia é o único peixe cultivado por piscicultores familiares do Açude Castanhão. Com o benefício, desaparece a figura do atravessador , aumentando a margem de lucro dos associados.

A Ematerce, que acompanha as atividades da Aplages no campo da piscicultura há cerca de dois anos, foi responsável pela elaboração, organização e envio da documentação necessária ao MPA para que a associação participasse do processo seletivo de cessão do caminhão. O transporte foi adquirido através do edital público 01/2010 do referido ministério. A posse do transporte pela entidade se dá por um período de cinco anos, podendo ser renovado por até 30 anos, e uma das condições para aquisição é de que o veículo possua seguro ao ser entregue.

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br