Agroecologia : Desenvolvimento Sustentável é tema de congresso

4 de novembro de 2010 - 03:00

Durante quatro dias, a cidade de Juazeiro do Norte reúne estudiosos no II Congresso Cearense de Agroecologia.

A cidade de Juazeiro do Norte sedia, no período de 10 a 13 de novembro próximo, no Campus da UFC, no Cariri, o II Congresso Cearense de Agroecologia. O encontro, que tem como tema central “Agroecologia Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, deve reunir estudiosos e interessados no assunto, oriundos de várias regiões do Estado. A Ematerce faz-se presente ao evento com a participação de cerca de 60 empregados, dentre agrônomos e profissionais diretamente ligados à questão da agroecologia.

Apesar de a abertura oficial do Congresso estar marcada para as 18 horas, do dia 10, na manhã do dia 11, começam a ser ministrados cursos para os interessados, dentre os quais: “Sistemas Agroflorestais”; “Economia Solidária e Consumo Consciente”; “Práticas Agroecológicas como Alternativa para o Uso de Agrotóxicos e Queimadas”; “Construção e Uso de Banheiro Seco” e “Fundamentação para Projetos de Agricultura Sustentável: Diálogo entre Agroecologia e Antropologia”. Este último, a ser ministrado por Carlos Dias, Engenheiro Agrônomo da Ematerce, em São Benedito-CE.

À noite, a partir das 18h30 horas, na palestra inaugural, o professor Marcos Antonio Figueiredo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), expõe o tema “Agroecologia – Avanços e Desafios de Experiências da Transição Agroecológica”. Em seguida, será realizada uma confraternização de boas-vindas com apresentações teatrais.

Várias palestras marcam o segundo dia do evento. Das 8h30 às 10 horas, a primeira conferência  discute os resultados da ICID 18 e do Pacto pelo Semiárido sob o tema “Agroecologia e Mudanças Climáticas no Semiárido”. Das 10h30 às 12h30 horas, quatro palestras serão, simultaneamente, realizadas. São elas: Práticas Agroecológicas: Manejo Sustentável Agrossilvopastoral; Agroecologia: A Relação Social de Gênero do Campo; Educação do Campo (Mudança de Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o seminário Construção Participativa do Conhecimento Agroecológico. Estas duas últimas palestras repetem-se no período da tarde.

A partir das 14 horas, o engenheiro agrônomo Josualdo Alves, da Ematerce, profere palestra sobre “Práticas Ecológicas – Manejo de Solos”. Em outro auditório, será discutida a “Organização Social do Campo”. Temas como: “Práticas Agroecológicas de Economia”, “Agroecologia e Saberes Tradicionais” e “Agroecologia e Saúde Pública: Perigo dos Agrotóxicos e Transgênicos”, serão alvo de debates das 16h15 às 18h15 horas.

Na sexta-feira, 12, o dia começa com a conferência “Agricultura Familiar Sustentável nos Biomas do Nordeste”. Aqui, serão discutidos as oportunidades e desafios da sociobiodiversidade. Em seguida, para atender todos os participantes, três temas, discutidos na tarde do dia anterior, serão novamente debatidos entre os interessados. A novidade é a discussão sobre “Políticas Públicas para a Agroecologia”, por Maria José de Freitas, articuladora de Rede Temática de Agroecologia no âmbito da Ematerce.

Após o almoço, grupos estudantis de agroecologia realizam oficinas com apresentações orais. A Plenária do II Encontro Cearense de Agroecologia acontece, logo depois, a partir das 16h30. Na ocasião, serão apresentadas as conclusões dos seminários e encaminhamentos para a preparação do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Visitas

Cinco visitas a comunidades da região estão programadas para o sábado, dia 13, das 7 às 17 horas. Os participantes, interessados, visitarão as comunidades de Casa Grande e Zé Artur/Zé Padre, em Nova Olinda; os assentamentos Malhada e 10 de abril e a comunidade Valentim, todos no Crato, além da localidade Macaúba, em Barbalha.

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br