Trabalho da Ematerce é reconhecido durante congresso de agroecologia

12 de novembro de 2010 - 03:00

As ações da Ematerce no campo foram elogiadas durante congresso de agroecologia no Cariri.


 

“Quero salientar aqui o inigualável serviço prestado pela Ematerce à agronomia, instituição que nos abre as porteiras, quando da realização das aulas de campo”. Com estas palavras, o diretor do Campus da UFC, em Juazeiro do Norte, Ricardo Ness, abriu o II Congresso Cearense de Agroecologia, que acontece até o dia 13. A solenidade de abertura do evento foi realizada, na noite do último dia 10, com a presença de alunos e profissionais ligados à área da Agronomia do Ceará e de outros estados.

 

Presentes, também, à inauguração do congresso, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, o presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, e os diretores administrativo-financeiro e técnico, Cristiano Goes e Walmir Severo, respectivamente. Na palestra de abertura, intitulada “Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no enfoque da Agroecologia”, Amorim lembrou a importância da biodiversidade e  algumas ações de sua pasta, como a recuperação de solo e criação de quintais produtivos, uma das formas de construir um desenvolvimento rural sustentável.

 

No dia 11, no período da tarde, o Engenheiro Agrônomo Josualdo Alves, da Ematerce, proferiu palestra sobre “Práticas ecológicas e manejos de solo”. Em seguida, a articuladora da rede temática de Agroecologia, também da Ematerce, Maria José de Freitas, expôs o tema “Políticas Públicas para a Agroecologia”. Outras palestras aconteceram, simultâneamente, nos quatro auditórios do Campus da UFC no Cariri.

 

O encerramento do evento aconteceu, na sexta-feira, às 18h30 horas, após a plenária do evento, quando foram traçados os encaminhamentos para a preparação do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. No sábado, 14, os participantes visitam seis comunidades da região, que executam práticas agrícolas, voltadas para a Agroecologia.

 

 Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872