Dia Nacional da Extensão Rural

6 de dezembro de 2010 - 03:00

 

Nesta segunda-feira, mais de 16 mil extensionistas rurais, de 27 Estados do Brasil, com orgulho, lembram o dia 6 de dezembro, que se tornou a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). A efeméride faz retroceder-se à segunda metade da década de 40, quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1948, no Estado de Minas Gerais, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos agricultores.

 

 

A data representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, ou seja, há 62 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR-MG). Com o passar dos anos, a Extensão Rural brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente.

 

 

O Dia da Extensão Rural, em nosso país, é um momento ímpar, que não deve ser, apenas, de lembrança e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim – uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais.

 

 

Deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia-a-dia, buscando meios, mais adequados, de agricultores familiares, numa troca de saberes com os extensionistas, produzirem mais, com melhor qualidade, sustentabilidade e sem degradar o meio ambiente. Na nossa opinião, essa, sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso do seu dia, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipal, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora o Dia Nacional da Extensão Rural.

 

 

No Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente com mais de 4.500 escritórios, dentre regionais e municipais, com uma força de trabalho de mais de 16 mil extensionistas. No Ceará, a Ematerce possui uma força de trabalho, constituída por, aproximadamente, 1.327 servidores, incluindo agentes rurais/bolsistas, contratados pelo Estado/FUNCAP.

 

 

Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), entidade que congrega as 27 Emater´s do país, celebra desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural desempenhados atualmente por um quadro técnico de 16.600 profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados.

 

Como educadores não-formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e a melhoraria da qualidade de vida no campo.

 

 

A Extensão rural, que quase foi extinta, no ano de 1990, durante uma crise instalada devido às diretrizes do governo federal da época, hoje tem muitos motivos para comemorar. “A principal comemoração é a reconstrução da Extensão Rural. A sociedade, a cada dia, tem reconhecido o papel do extensionista, como agente do desenvolvimento, que garante a produção de alimentos e que contribui, de forma decisiva, para a transformação do Brasil, em um país mais justo e mais igualitário”, afirma Soares.

 

 

Vale ressaltar que uma das grandes conquistas foi a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural (FENATER), durante o Seminário Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais, promovido na Câmara Federal em Brasília. A Fenatar, composta por 268 deputados e 25 senadores, foi instituída com o objetivo de realizar a mobilização política, para defesa e acompanhamento dos processos legislativos e de atividades do Congresso Nacional, relacionados com a assistência técnica e extensão rural. Também foca o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros para as atividades de Ater, contribuindo para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (SIBRATER).

 

No Ceará, capacitar servidores, agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação e dotar a Ematerce de equipamentos modernos são prioridades da atual diretoria-executiva da empresa no exercício de 2010. O órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará vem recebendo apoio irrestrito do governador Cid Ferreira Gomes, para que continue a ser uma empresa pública, funcionando, de forma eficiente e com eficácia, voltada para melhorar as condições de vida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsável pela produção de mais de 70% de gêneros alimentícios.

 

 

Com o apoio governamental, a empresa, como braço direito do Governo, no campo, tem sua responsabilidade aumentada e está preparada para assistir, em tempo hábil e eficientemente, um público, composto por mais de 120 mil agricultores, cuja orientação técnica e gerencial, recebida, é produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação dos recursos naturais. Frise-se que a

preocupação do Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) diz respeito, também, ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, buscando a geração de mais emprego e renda, para os agricultores assistidos, e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida e de seus familiares.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone85.3217.7872