Ematerce participa de debate sobre execução do Projeto Terra Pronta

3 de fevereiro de 2011 - 03:00

A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), o Governo do Estado, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com a participação das prefeituras de Aracati, Paracuru e Icapuí, apresentaram e discutiram, na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, na base Petrobras de Mossoró, um convênio, para regular a participação da Petrobras e dos órgãos, acima citados, na execução do Programa Terra Pronta.

Presentes, ainda, Hemilton Pereira, coordenador do Programa Terra Pronta, Rosilene Silva, gerente de Comunicação Social da Petrobras no Rio Grande do Norte, Silvano Cavalcante, gerente da Usina de Biocombustível da Petrobras em Quixadá, além dos secretários de agricultura dos municípios de Aracati, Icapuí e Paracuru, respectivamente Tiago Gurgel, Francinaldo Nunes e Leonardo Marques.

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, que se encontra em Mossoró, acompanhado do coordenador de eventos, jornalista Edilmo Gurgel, a discussão do mencionado convênio beneficiará uma área de 2 mil hectares, com vistas a oferecer condições aos agricultores familiares de realizarem melhor o preparo da terra, por meio de operações motomecanizadas, em suas propriedades rurais, localizadas nas áreas de atuação da Petrobras, impactadas pela atividade de exploracão e produção de petróleo

petro_1Informou Pimenta que o Projeto Terra Pronta será executado, conjuntamente, pelos partícipes, mediante o fornecimento de materiais e equipamentos necessários ao preparo do do solo pelas prefeituras, a prestação de assistência técnica e extensão rural pela Ematerce, a distribuição de sementes pelo Governo, via Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o fornecimento do óleo diesel por parte da Petrobras.

Ressaltou, ainda, o dirigente da Ematerce que, em cada município mencionado, o projeto Terra Pronta será acompanhado pelo Comitê Municipal, formado por representantes das secretarias municipais de agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Câmara de Vereadores e Ematerce.;

INVESTIMENTOS

O investimento total, para realização do Projeto Terra Pronta-Ceará-2011, está estimado em R$ 310.000,00. Desse total, a Petrobras contribuirá com 60.000,00 para fornecimento “in natura” de 25 mil litros de óleo diesel e R$ 25.000,00, referentes ao repasse financeiro, em moeda corrente, para a Ematerce, com a finalidade de divulgar o convênio.

Já o aporte financeiro total dos municípios está orçado em R$ 140.000,00, para cobrir despesas, com máquinas e implementos agrícolas, quando da preparação do solo. O Estado, por intermédio da SDA e Ematerce, realizará um aporte de R$ 110.000,00 para despesas com aquisição de sementes e a prestação de assistência técnica e extensão rural especializada.

==================================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br