Grupo Novo Horizonte faz primeira despesca no açude Castanhão

9 de fevereiro de 2011 - 03:00

Na tarde desta terça-feira, 8 de fevereiro, é feita a primeira despesca do grupo Novo Horizonte – Jaguaribara-CE. Foi o primeiro grupo de piscicultores, formado desde a base, com início em junho 2009, pela equipe técnica de piscicultura da Ematerce no Açude Castanhão.

 

Segundo a engenheira de pesca Sandra Nascimento, o projeto de piscicultura, elaborado pela EMATERCE, foi encaminhado ao Banco do Nordeste em maio de 2010, porém a liberação do dinheiro iniciou-se, no mês julho e em agosto de 2010, quando projeto ainda estava na água.

 

Atualmente, o grupo, composto por 10 piscicultores familiares, fará a primeira despesca. Informou, em seguida, que serão despescados, por mês, cerca de 20 tanques-rede com produção prevista de 9.000kg/mês. A partir desse dia, esses piscicultores dispõem de mais uma renda, para sustentar suas famílias.

 

Vale destacar que os peixes (tilápias) encontram-se, no momento, com peso-médio de 900 gramas, peso esse obtido em menos de 6 meses, que é o tempo normal de cultivo. Mas, isso somente foi possível, graças às recomendações técnicas da Ematerce pelo agente rural José Antonio e a engenheira de pesca Sandra Nascimento, ambos responsáveis pelo grupo Novo Horizonte.

=======================================================================
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872