Ematerce capacita Rede Regional de Metodologias participativas

14 de fevereiro de 2011 - 03:00

Nesta segunda-feira, 14, estendendo-se ao dia 18 de fevereiro de 2011, a Ematerce inicia, no seu Centro de Ensino em Extensão (Cetrex), em Caucaia-CE, uma capacitação de 40 horas sobre o tema metodologias participativas.

Os participantes da capacitação são extensionistas que atuam, nas 18 regiões administrativas da empresa, em número de 36, profissionais de ciências agrárias e sociais, que desenvolverão ações de assessoramento às equipes regionais e locais, no que diz respeito à real participação do agricultor familiar, no processo de construção de sua cidadania, o qual passa pelo seu empoderamento e emancipação. A capacitação faz parte das atividades do convênio 701170-MDA/SAF/DATER/ Ematerce e terá, como facilitadora, a equipe de metodologias participativas da empresa.

Capacitação e Metodologia

Segundo José Roberto Vieira Ribeiro, durante a capacitação, será amplamente debatido, com leituras e trabalhos de equipes, o documento “Fundamentos Teóricos, Orientações e Procedimentos Metodológicos para Construção de uma Pedagogia de Ater”, recentemente elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o assessoramento do Instituto Paulo Freire e participação ativa da Rede Nacional de Metodologias Participativas, que conta com representantes das diversas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural país. O documento, com caráter de incompletude, representa um esforço, para aprofundar a compreensão da Pedagogia de Ater e um referencial para relação entre extensionistas e beneficiários da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

Informou, ainda, José Roberto que o objetivo também de trabalhos das equipes será o diagnóstico rural participativo (DRP), que dispõe de ferramentas, permitindo aos agricultores e extensionistas definirem, participativamente, os reais problemas, como causas, efeitos e suas respectivas soluções, as quais são alinhadas no plano de ação da comunidade, a partir do qual são traçadas diretrizes e estratégias para implementação das mesmas.

Acrescentou, também, que várias ferramentas do DRP serão estudadas e apresentadas, por meio de dramatizações, objetivando melhor compreensão e manuseio pelos extensionistas no dia a dia das atividades de Ater. Constará também da capacitação a apresentação da história da Ater, no Brasil e no mundo, usando a ferramenta linha do tempo, possibilitando aos participantes compreenderem melhor o momento atual da Ater pública no Brasil.

Pilastras das metodologias participativas

Ressaltou o responsável pela Rede de Metodologias Participativas, no âmbito da Ematerce, que as metodologias participativas estão embasadas em três pilastras: o plano de ação da comunidade-PAC; as ferramentas do DRP; e o calendário sistematizado de atendimento da Ater. Já o plano de ação da comunidade contemplará os reais anseios da comunidade , sendo elaborado com o uso das ferramentas do DRP e um atendimento sistematizado e intensivo de Ater, permitindo que os agricultores familiares participem efetivamente do seu processo de empoderamento e emancipação.

Ações da nova Ater

No decorrer da capacitação, serão também estudadas as ações da nova Ater, as quais, em consonância com a Pnater, estão embasadas em quatro eixos temáticos: combate à pobreza rural, desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar, geração de emprego e renda com agregação de valor.

Sai, assim, a Extensão Rural do tecnicismo, da fase do difusionismo, em que só era enfatizado o uso de tecnologias, muitas vezes, agressoras ao meio ambiente.

Finalizando suas declarações, asseverou o técnico da Ematerce que, tendo como público beneficiário, os agricultores familiares, a nova Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) está preocupada com a criação de sistemas de produção adequados, que levem em consideração o meio ambiente e as especificidades da agricultura familiar, tais como: as múltiplas atividades, o uso da própria mão- de-obra, a posse e uso da terra, a comercialização e a exigüidade de recursos financeiros e materiais.

==============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor