Petrobas assina convênio com Ematerce, SDA e Prefeituras

14 de fevereiro de 2011 - 03:00

Nesta terça-feira, dia 15, às 9h, a Petrobras, o Governo do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, assinam convênio do Programa Terra Pronta com as prefeituras de Aracati, Icapuí e Paracuru. A cerimônia ocorrerá no Centro Gerencial da Ematerce.

O Terra Pronta chega à terceira edição e beneficiará cerca de dois mil pequenos produtores rurais dos municípios, ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área aproximada de 2 mil hectares.

O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo para o plantio, distribuição gratuita de sementes e assistência técnica, para produção de agrícola. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

A Petrobras irá disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios. À Ematerce caberá o gerenciamento do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Data: 15/02/2011 – terça-feira

Local: Auditório do Centro Gerencial da Ematerce