Convênio Petrobras, Governo do Estado, Prefeituras, SDA e Ematerce beneficia dois mil agricultores.

15 de fevereiro de 2011 - 03:00

A Petrobras, o Governo do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – assinaram, na manhã desta terça-feira, 15, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), o convênio do Programa Terra Pronta com as prefeituras de Aracati, Icapuí e Paracuru.

O primeiro a falar da importância desse programa, para os agricultores familiares de Aracati, Paracuru e Icapuí, foi o gerente do ativo de produção RN-CE Mar, da Petrobras, José Wellington de Paiva, representando o gerente geral da unidade de operação de exploração e produção do RN e CE da Petrobras, Joelson Falcão Mendes.

Disse Wellington que se sentia honrado em estar presente à solenidade, pois a parceria, entre o Governo do Estado, prefeituras municipais, SDA e Ematerce, é profícua, visto ajudar agricultores familiares a preparar o solo, por meio da motomecanização, dispor de sementes selecionadas, além de uma assistência técnica de qualidade, o que contribui para melhorar as condições de vida do homem do campo. Teceu comentários sobre a atuação da Ematerce, que leva assistência técnica agropecuária e gerencial aos produtores rurais cearenses.

Petrobras_3O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, enfatizou o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, na pessoa do secretário Nelson Martins, das prefeituras conveniadas e da Petrobras, parceira indispensável, no campo, em se tratando de proporcionar condições, para aumentar a produção e produtividade das lavouras e, consequentemente, melhorar a vida de quem cultiva a terra.

O dirigente da Ematerce solicitou, ainda, a ampliação do número de municípios, que, na sua opinião, merecem ser contemplados pelo Programa Terra Pronta. E acrescentou: “Isso é possível, graças ao prestígio do secretário Nelson Martins com o governador Cid Gomes, por ter sido o líder do governo na Assembléia Legislativa”. Desejou sucesso aos agricultores, beneficiados pelo Terra Pronta.

Com a palavra, a prefeita de Paracuru, Érica de Figueiredo, considerou importantíssima a assinatura do convênio com o Governo do Estado, SDA, Ematerce e Petrobras e elogiou a preocupação do governador Cid Gomes, para com os agricultores cearenses, buscando soluções a fim de que produzam mais, com qualidade, preservem o meio ambiente e tenham um padrão de vida melhor a cada ano. Destacou o trabalho da Ematerce, uma parceira que somente tem dado ótimos resultados, quando se trata de atender os agricultores em suas demandas. Elogiou a Petrobras, que desempenha um papel social relevante em prol da população urbana e rural no Ceará e em outros Estados da Federação.

Petrobras_2A solenidade encerrou-se com a palavra do secretário Nelson Martins, afirmando que a sociedade, como um todo, deve muito à Petrobras, respeitadíssima, em todo o mundo, e merecedora de elogios pelas várias ações na área social. Reportou-se à construção de uma refinaria pela Petrobras, no Porto do Pecém, o que traria dividendos para o Estado, sem falar da geração de empregos e distribuição de renda.

Por último, agradeceu aos prefeitos de Aracati, Icapuí e Paracuru a parceria, voltada para o bem-estar dos agricultores familiares, aos extensionistas presentes e, em especial, parabenizou o presidente da Ematerce pelos esforços em ampliar as parecerias, sobretudo do porte de uma Petrobras, o que fortalece a empresa que dirige e ajuda a desenvolver, de modo sustentável, o setor agropecuário cearense.

TERRA PRONTA

O Terra Pronta chega à terceira edição e beneficiará cerca de dois mil pequenos produtores rurais dos municípios, ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área aproximada de 2 mil hectares.

O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infra-estrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo para o plantio, distribuição gratuita de sementes e assistência técnica, para produção de agrícola. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

A Petrobras irá disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios. À Ematerce caberá o gerenciamento do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

LEGENDAS:

Foto 1: Secretário Nelson Martins destaca ações sociais da Petrobras, no Ceará, e elogia atuação da Ematerce.

Foto 2: Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta,  solicitou ampliação do Projeto Terra Pronta para mais municípios.

====================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor