Ematerce e Adagri distribuem notificações a 36.622 criadores de bovinos e bubalinos

11 de março de 2011 - 03:00

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, acompanhado dos presidentes da Ematerce e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), respectivamente José Maria Pimenta e Francisco Augusto de Souza Júnior, participou, na manhã desta sexta-feira, 11, de uma reunião, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão, da Ematerce (Cetrex), localizado em Caucaia-CE, com os gerentes regionais das citadas organizações.

Na abertura dos trabalhos, o titular da SDA conclamou todos os regionais da Ematerce e da Adagri, para que envidassem esforços, no tocante à distribuição das notificações, que serão entregues aos 36.622 pecuaristas, cujos bovinos e bubalinos não foram vacinados ou seus proprietários não informaram a ocorrência da vacinação contra a febre aftosa na 2ª fase da campanha de 2010.

Com a palavra, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, solicitou o empenho de todos os técnicos, ali presentes, nesse trabalho, além de afirmar que, quando forças são somadas (Ematerce e Adagri), os resultados são satisfatórios. Não há empresa mais importante do que outra e, sim, parceiras, responsáveis e eficientes, desenvolvendo ações a fim de orientarem a vacinação dos bovinos e bubalinos nos 184 municípios do Estado.

Em sua fala o presidente da Adagri, Francisco Augusto de Souza Júnior afirmou que serão notificados os pecuaristas que não informaram à Ematerce e à Adagri, se seus animais foram ou não vacinados. Para tanto, terão um prazo de 15 dias para as devidas justificativas. Explicou que os criadores podem ser enquadrados em três situações: a) deixaram de vacinar os animais, porque não quiseram; b) não existem mais os animais cadastrados; c) e a divisão de herança, ou seja, animais transportados para outras fazendas. Falou, ainda, pela Ematerce e pela Adagri, Walmir Severo Magalhães e Mauro Nogueira, respectivamente diretor técnico e diretor de sanidade animal. Presente, ainda, o assistente da presidência da Ematerce, Itamar Teixeira Bezerra.

NORMAS OBRIGATÓRIAS

Ressalte-se que, se o pecuarista estiver irregular, será obrigado a ter a vacinação de seus bovinos e bubalinos assistida por um técnico da Ematerce ou da Adagri, além de pagar o valor de R$ 13,40, por cabeça, acrescido do valor da vacina, oscilando de R$ 1,50 a R$ 2,00. Caso o pecuarista não queira submeter-se às exigências, supracitadas, o Ministério Público será acionado, com vistas a resolver o problema de criadores possuírem animais não-vacinados, após os prazos de vacinação, estipulados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o Estado do Ceará e outros da Federação.

No final do encontro, ficou determinado que a 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, referente ao ano de 2011, começará no dia 1º de maio próximo e terminará no dia 31 de maio de 2011, sem prorrogação. No decorrer desse período, Ematerce e Adagri, com apoio da SDA, sensibilizaram os pecuaristas a vacinar seus bovinos e bubalinos, que somam 2,6 milhões de cabeças.

==========================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor