Dia Nacional da Caatinga: Ematerce contribui com sua preservação

28 de abril de 2011 - 03:00

Transcorreu, na quinta-feira, 28, o Dia Nacional do Bioma-Caatinga. Trata-se do único bioma, exclusivamente, brasileiro. A data foi instituída por meio do Decreto Presidencial, de 20 de agosto de 2003, escolhido em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da Caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho.

Segundo pesquisas, o patrimônio biológico da Caatinga não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo, além do Nordeste do Brasil. Vale salientar que, na Caatinga, existem espécies nativas, como: aroeira, amburana, juazeiro, baraúna, imbu, maniçoba, macambira, mandacaru e carnaubeira, esta considerada a árvore-símbolo do Estado do Ceará. Infelizmente, a Caatinga é o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado.

A Ematerce tem muito a ver com a preservação da caatinga, pois usa  práticas agrícolas conservacionistas, como: plantio direto, plantio em curva-de-nível, adubação verde, captação “in situ”, uso de defensivos naturais, no controle de pragas e doenças, a substituição de copas em cajueiros improdutivos, ajudando no reflorestamento, além de outras práticas agroecológicas, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares atendidos nos 184 municípios do Estado.