Quixeramobim: agricultores fazem curso sobre sistema produtivo de oleaginosas

29 de abril de 2011 - 03:00

A Ematerce, por intermédio da rede temática do Biodiesel, encerrado, na tarde de quinta-feira, dia 28 de abril, na sede do distrito de Encantado, município de Quixeramobim, Sertão-Central do Ceará,  o curso, voltado para formação de agricultores familiares, que cultivam oleaginosas, como: mamona, algodão e girassol.

Nessa primeira etapa do curso de educação rural, direcionado para o sistema produtivo, participaram 19 agricultores. O treinamento teve carga horária de 24 horas. Das aulas, constaram os conhecimentos, sobre preparo do solo, plantio, tratos culturais, inseticidas naturais, práticas de conservação do solo e comercialização.

Por ocasião do encerramento do curso, o Engenheiro Agrônomo Tarcísio do Rêgo, gerente do escritório da Ematerce, de Quixeramobim, compareceu à aula de campo. Na oportunidade, dirigindo-se ao grupo, destacou o trabalho, que vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa, objetivando priorizar a formação dos agricultores, em regime de economia familiar, que recebem atenção especial, nas ações de valorização das políticas públicas, que se refiram ao crescimento do homem do campo por meio da educação.

O Instrutor Antônio Santos do Nascimento, agente rural, que atende as comunidades dos distritos de Encantado e Nenelândia, ambos em Quixeramobim, disse estar satisfeito com a participação e o alto grau de responsabilidade dos agricultores, que fizeram o curso, voltado para o sistema produtivo de oleaginosas. ?Independente da idade, todos os 19 agricultores obtiveram ótimo aproveitamento e, ao terminarem o curso, estão aptos a colocar em prática os novos conhecimentos, sem nenhuma resistência?, avalia Antônio Santos.

O agricultor Raimundo Pessoa de Carvalho, 66 anos, o mais experiente da turma, aprovou a metodologia empregada na disseminação das novas técnicas e dicas recebidas do instrutor. ?Agora, eu fiquei sabendo da importância de a gente plantar ,usando o sistema de curva-de-nível, para evitar a erosão e não prejudicar a natureza; aprendi também a fazer inseticida natural, a partir do aproveitamento do Nim Indiano, planta que temos em abundância por aqui?, enfatizou Raimundo. ( Jornalista Crisanto Teixeira, Ematerce-Quixeramobim).

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira ? antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7873