Presidente da Ematerce e o diretor técnico do Incaper visitam Radar Meteorológico

10 de maio de 2011 - 03:00

Em todo o planeta, na última década, os desastres naturais vêm ocorrendo com grande incidência, causando mortes, destruição e prejuízos com as enchentes, desmoronamentos, secas, ciclones e tornados. Para se prevenir desses desastres climáticos, o Governo do Estado do Ceará construiu um moderno e possante radar meteorológico “Banda S”, com alcance de até 400 km, instalado numa plataforma de 800 metros de altura, na Serrinha de Santa Maria, município de Quixeramobim-CE, distante 210 Km da cidade de Fortaleza. O equipamento vem chamando a atenção de governantes, técnicos e especialistas de todo o Brasil.

 

Na última segunda-feira, 9 de maio, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, recebeu a visita do diretor técnico do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural, Engº Agrº Aureliano Nogueira da Costa, que veio conhecer a inovação tecnológica dos cearenses. O intercambio tecnológico foi bem recebido pelo presidente da Ematerce.

 

Segundo Zé Maria Pimenta, o radar vem chamando a atenção de diversos segmentos, no país, inclusive de técnicos no Ministério da Ciência e Tecnologia e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). “Estamos trabalhando com tecnologia de ponta, o que nos coloca na vanguarda e trazem diversos benefícios; além das informações climáticas, a cidade ganhou também um cinturão digital de banda larga, com a finalidade de auxiliar no funcionamento do equipamento e transmissão dos dados do radar; com isso, todos ganharam, inclusive a Ematerce, que deixou de pagar uma operadora do sistema de internet, tendo considerável economia”, comemora Zé Maria Pimenta.

 

Falando sobre a missão de intercambio tecnológico, o diretor do Incaper, Aureliano da Costa, disse que seu Estado, Espírito Santo, vem sofrendo com seguidas enchentes e deslizamentos, e que ainda não dispõe de um sistema moderno, que os auxilie com precisão. Dessa forma, evitam-se prejuízos no programa de produção de grãos.

 

Aureliano explicou que o programa governamental, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, tem como meta fundir a pesquisa com a Extensão Rural, auxiliando no mapeamento da produção e planejando a logística de armazenagem dos grãos em áreas de depósitos descobertos. “O nosso sistema de cobertura, por radar ,não alcança mais do que 100 km, o que é muito ruim para o setor rural; estou impressionado com a modernização que conheci, na Serrinha de Santa Maria, em Quixeramobim. Estamos atrasados em mais de 10 anos, em tecnologia, se for comparado com o Estado do Ceará”, avaliou Aureliano da Costa.

 

 (Jornalista Crisanto Teixeira – Escritório Ematerce Quixeramobim-CE)

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872