Lavras: Ematerce ministra palestra sobre uso de defensivos naturais

11 de maio de 2011 - 03:00

O tema Produção e Uso de Defensivos Naturais foi tema de palestra, em seminário promovido pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura do município de Lavras da Mangabeira, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lavras da Mangabeira, no último dia 6 de maio de 2011, com a participação de técnicos e representações de Agricultores(as) de base familiar, além da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).

Segundo o gerente do escritório de Lavras, Engº Agrº Kleber Correia de Souza, o evento objetivou despertar os produtores rurais e comerciantes de agrotóxicos para os sérios efeitos danosos do uso inadequado desses produtos e apresentar alternativas para a produção orgânica com a produção e utilização de defensivos naturais à base de Nim indiano, cinza de madeira, cal virgem, manipueira, alho, pimenta vermelha e urina de vaca, no controle de lagartas, pulgões, moscas,fungos e bactérias.

lavras_2O palestrante da Ematerce, técnico José André de Sousa, expôs um vídeo, produzido pela assessoria de comunicação, pertencente à videoteca do escritório local, contendo o passo a passo, na produção desses compostos naturais, com a participação dos Engenheiros Agrônomos Walmir Severo e Carlos Alberto e do Técnico Frizante.

Após a exposição dos recursos audiovisuais, foram feitos depoimentos dos agricultores familiares, produtores orgânicos dos projetos mandala, pomar comercial, financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com projeto da Ematerce e o cultivo protegido irrigado, mediante o uso de energia solar das comunidades Roça Velha e Oitis, com exposição de produtos, por intermédio dos senhores Osmar Alves de Oliveira, Cícero Antônio Severo da Costa e Osmar e José Henrique Pessoa, além da distribuição de pastas com folhetos, contendo orientações sobre a produção e uso dos defensivos naturais.

Os secretários municipais do Meio Ambiente e Agricultura, Jaquelina Sá e Dorimedonte Férrer agradeceram à Ematerce pela importante iniciativa. As ações da empresa, ao seu público-alvo, compõem itens de importância decisiva para a conquista, pela terceira vez consecutiva, do selo município verde.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br