Assessores da Ematerce participam de Reunião Internacional sobre Biodiesel

25 de maio de 2011 - 03:00

Os Engenheiros Agrônomos Antonio Alves Agenor e Valdir José Silva participam, de 26 a 27 de maio de 2011, da 1ª Reunión Internacional Biodiesel-Agricultura Familiar Y Producción de Alimentos: FAO – MDA – UFV, no município de Viçosa, Estado das Minas Gerais. Trata-se de uma – conforme esclareceram – oportunidade ímpar, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos e a troca de experiências com técnicos de outros Estados brasileiros e até de estrangeiros.

Vale salientar que os técnicos da Ematerce trabalham com as culturas de oleaginosas, como a mamona e o girassol, matérias-primas usadas na fabricação do biodiesel. Disse Valdir Silva que o biodiesel é uma alternativa aos combustíveis, derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

A Ematerce, por intermédio da Rede Estadual do Biodiesel, atua em 153 municípios, onde presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares que cultivam mamona e girassol. As orientações técnicas vão desde a escolha e o preparo do solo, passando, ainda, pelos tratos culturais, o controle de pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a comercialização.

Programa Biodiesel no Ceará 2010/2011

Nº Agricultores envolvidos………….. 32.824