15º Pecnordeste: Ematerce engajada ao importante seminário de pecuária

13 de junho de 2011 - 03:00

A Ematerce engaja-se, a partir de hoje, 13, até 16 próximo, com a diretoria executiva, representada por seu presidente, José Maria Pimenta Lima, assessores estaduais, gerentes de apoio técnico e de planejamento, regionais e locais, além de extensionistas de diversos municípios, e 12 agricultores familiares, que comercializarão produtos, fabricados nas propriedades rurais, ao 15º Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), cuja solenidade de abertura ocorrerá, às 19 horas, desta segunda feira, 13, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza-CE. O Pecnordeste é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), apoio do Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e suas vinculadas.

Na terça-feira, 14, às 9 horas, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o diretor técnico da Ematerce, Engº Agrº Walmir Severo Magalhães, faz uma palestra sobre o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural nos Municípios”, oportunidade em que detalhará a atuação da empresa, nos 184 municípios cearenses, por meio de seus 18 escritórios regionais, 71 locais e 20 postos de atendimento e do escritório estadual em Fortaleza. Fará, ainda, uma abordagem sobre os principais programas e projetos, orientados pela Ematerce, a missão, objetivos, metas e o seu público-alvo, atendido, de, aproximadamente, 140 mil agricultores familiares por ano, sem repetição. A Ematerce faz-se presente, ainda, com o Médico Veterinário Crisanto Alves Araújo, assessor estadual de Apicultura, presidindo à mesa da palestra, no dia 14, às 14h30min, sobre Produção e Qualidade do Mel.

Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, trata-se de um evento de suma importância, para a pecuária nordestina e, em especial, para a cearense, tendo vista a realização de palestras, cursos, troca de experiências, entre agricultores, técnicos de outros Estados e expositores de equipamentos agropecuários. “Enfim, uma oportunidade ímpar de a Extensão Rural do Ceará divulgar as ações extensionistas, no campo, no trabalho diário com agricultores familiares, razão de ser do funcionamento da Ematerce.

Agricultura Familiar no Pecnordeste

Por intermédio da assessoria de comunicação e ouvidoria, a Ematerce convidou 12 agricultores familiares, oriundos dos municípios de Guaramiranga, Eusébio, Nova Russas, Cascavel, Viçosa do Ceará, Palmácia, Jaguaribara, Caucaia, Paracuru, Barreira, Pindoretama e Fortaleza, para, em estandes instalados no bloco “G”, do Centro de Convenções, exporem e comercializarem produtos originários da agricultura familiar, como: sucos, doces e geléias de frutas tropicais, queijo de coalho e de cabra, e derivados do leite, tapiocas, goma de mandioca, cajuína, biscoitos, rapaduras e alfenins de vários sabores, castanha de caju, mel de abelha, mel de cana-de-açúcar, bananas-passas, açúcar mascavo, café orgânico, dentre outros produtos, além de peças artesanais, como: toalhas, lençóis, colchas, vestidos, bermudas, camisas e artefatos de couro, ferro e bronze.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br