Ematerce: atuação marcante no 15º Pecnordeste

16 de junho de 2011 - 03:00

Encerra-se, nesta quinta-feira, 16 de junho, com atuação marcante da Ematerce, representada pela diretoria executiva, na pessoa do presidente José Maria Pimenta Lima, assessores estaduais, gerentes de apoio técnico e de planejamento, regionais e locais, além de extensionistas de diversos municípios, e 12 agricultores familiares, que comercializarão produtos, fabricados nas propriedades rurais, o 15º Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), aberto, às 19 horas, do último dia 13, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza-CE.

Os participantes do Pecnordeste de 2011, na manhã de terça-feira, 14, no Centro de Convenções Edson Queiroz, prestigiaram a palestra do diretor técnico da Ematerce, Engº Agrº Walmir Severo Magalhães, sobre o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural nos Municípios”. Na oportunidade, foi detalhada a atuação da empresa, nos 184 municípios cearenses, por meio de seus 18 escritórios regionais, 71 locais e 20 postos de atendimento, além do escritório estadual em Fortaleza. O diretor da Ematerce, fez, ainda, uma abordagem sobre os principais programas e projetos, orientados pela empresa, a missão, objetivos, metas e o seu público-alvo, de, aproximadamente, 140 mil agricultores familiares, atendidos, por ano, sem repetição. A Ematerce fez-se presente, ainda, com o Médico Veterinário Crisanto Alves Araújo, assessor estadual de Apicultura, presidindo à mesa da palestra, na tarde do dia 14, com foco na produção e qualidade do mel.

Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o 15º Pecnordeste atingiu os objetivos a que se propôs o evento, digno de elogios por sua importância, para a pecuária nordestina e, em especial, para a cearense, tendo vista a realização de palestras, cursos, troca de experiências, entre agricultores, técnicos cearenses e de outros Estados, expositores de equipamentos agropecuários, leilão de bovinos, caprinos, suínos e amostras de aves . “Enfim, uma oportunidade ímpar de a Extensão Rural do Ceará divulgar, também, as ações extensionistas, no trabalho diário com os agricultores(as) familiares, razão de ser do funcionamento da Ematerce.

DSC05640Agricultura Familiar no Pecnordeste

Prestigiando, ainda, o evento, a Ematerce convidou 12 agricultores familiares, oriundos dos municípios de Guaramiranga, Eusébio, Nova Russas, Cascavel, Viçosa do Ceará, Palmácia, Jaguaribara, Caucaia, Paracuru, Barreira, Pindoretama e Fortaleza, que, em estandes instalados no bloco “G”, do Centro de Convenções, expuseram e comercializaram produtos originários da agricultura familiar, como: sucos, doces e geléias de frutas tropicais, queijo de coalho e de cabra, e derivados do leite, tapiocas, goma de mandioca, cajuína, biscoitos, rapaduras e alfenins de vários sabores, castanha de caju, mel de abelha, mel de cana-de-açúcar, bananas-passas, açúcar mascavo, café orgânico, dentre outros produtos, além de peças artesanais, como: toalhas, lençóis, colchas, vestidos, bermudas, camisas e artefatos de couro, ferro e bronze.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br