Presidente da Ematerce apresenta propostas ao PPA

23 de junho de 2011 - 03:00

Durante a realização de oficina para elaboração do PPA – Plano Plurianual para 2012 – 2015 do Estado do Ceará, ocorrido, quarta-feira última, dia 22 de junho, na cidade de Quixeramobim, contando com a participação do vice-governador Domingos Filho, secretário do planejamento e gestão Eduardo Diogo, dentre outras autoridades, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, apresentou duas propostas à Seplag – Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão – para inclusão na proposta orçamentária.

1 – A criação do “trem da saúde e da educação”, através de uma empresa estatal, para atender aos municípios do Sertão-Central. Disse que, há mais de cem anos, existe a estrada de ferro, na região, e que está subutilizada. Com a construção do hospital regional, em Quixeramobim, e a expansão de universidades da região, o metrô de superfície seria de grande importância para os municípios de Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Quixeramobim e Quixadá. Juntos, apresentam população acima de 200 mil habitantes.

2 – A construção da “estrada da mamona”, ligando Quixeramobim ao município de Boa Viagem, passando por Livramento e Monsenhor Tabosa. Na justificativa, José Maria disse ser a região vocacionada e, portanto, a que mais produz mamona no Estado do Ceará,  e a nova estrada interligaria o distrito de Juatama, em Quixadá, onde está localizada a Refinaria de Biodiesel da Petrobrás.

Ematerce_na_oficina_do_PPA_-_Img._Crisanto_Teixeira_03Devido à importância da elaboração do orçamento participativo e ao desenvolvimento da região, equipe de técnicos da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – também participaram da oficina do PPA. O tema escolhido foi o do “Desenvolvimento Agrário e Pesca”. Os Engenheiros Agrônomos Walter Ferreira e Tarcísio do Rego, respectivamente gerentes regional e local  de Quixeramobim deram sua importante contribuição, ao participar da discussão e sugestão no decorrer da realização da oficina.

(Crisanto Teixeira – Jornalista, lotado no escritório da Ematerce em Quixeramobim-CE).

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br