Ocara: oficina sobre capacitação em Políticas Públicas em Metodologia Participativa

30 de junho de 2011 - 03:00

A Ematerce, escritório de Aracoiaba, encerrou-se, no dia 29 último, um curso de Capacitação em Políticas Públicas em Metodologia Participativa, na  localidade de Sitio Curupira, no município de Ocara, com a participação de 21 agricultores familiares e jovens desta comunidade. O curso ficou sob a responsabilidade dos técnicos Luiz Érico Pontes Silva, Francisco Carlos Xenofonte e Maria Lúcia Lacerda Campelo.

 

Informou o gerente local da Ematerce, em Aracoiaba, Engº Agrº Luiz Érico Pontes Silva, que foram apresentados vários programas e atividades, ativamente debatidos, mostrando grande interesse, por parte dos  participantes, no conhecimento mais profundo das  Políticas Públicas (Governos Federal e Estadual). As Politicas Públicas,  apresentadas, foram as seguintes:

1 – ATER E PNATER
2 – CRÉDITO RURAL ( TODAS AS LINHAS DE CRÉDITO DO PRONAF)
3 – CRÉDITO FUNDIÁRIO ( INCRA E SDA )
4 – PROJETO SÃO JOSÉ
5 – GARANTIA SAFRA
6 – SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR – SEAF
7 – PAA e PNAE
8 – SEGURANÇA ALIMENTAR
9 – PROGRAMA HORA DE PLANTAR
10- PROGRAMA SUBSTITUIÇÃO DE COPA

Vale salientar que, em toda a fase do curso, foram realizadas atividades  grupais e, posteriormente, apresentadas em plenária. Foram realizados sorteios de brindes (livros, bonés, bolsas e  ferramentas agrícolas). Compareceram ao encerramento o Secretário de agricultura de Ocara e o gerente da Ematerce, de Aracoiaba, parabenizaram todos os presentes pelo o êxito do encontro, colocando a Ematerce, de Ocara, à disposição de todos os agricultores familiares, para elaborarem projetos solicitados  pela comunidade.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872