Assembléia Legislativa: Audiência Pública sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar

5 de julho de 2011 - 03:00

A Ematerce, atendendo convite do presidente em exercício da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço, deputado Sérgio Aguiar, participou, na tarde de segunda-feira, 4 de julho de 2011, de uma Audiência Pública sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar, cuja explanação foi feita pela articuladora da Rede Temática, no âmbito da Ematerce, desta modalidade de turismo, Psicóloga Fernanda Maria F. de Aquino.

 

Pela Ematerce, compareceu o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado do diretor técnico Walmir Severo Magalhães, do gerente de apoio técnico, Cláudio Matoso, do coordenador de eventos Edilmo Gurgel, contando, ainda, com a presença de assessores estaduais. O secretário Nelson Martins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), compareceu ao evento.

 

Em sua explanação, Fernanda Aquino enfatizou a importância desta modalidade de turismo, no interior do Estado, voltado para a exploração racional desse segmento, nas propriedades de agricultores familiares, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

 

Fernanda_3Reportou-se, ainda, a articuladora da Rede Temática Turismo Rural na Agricultura Familiar sobre o Projeto de Lei nº 2011, que dispõe sobre este tipo de turismo, informando aos presentes as atividades, constantes no projeto lei, dentre as quais, a comercialização de produtos alimentícios: natural , de origem local; comercialização de produtos de produtos transformados: de origem natural ou vegetal, oferecidos aos visitantes, com ênfase no seu processo produtivo; comercialização do artesanato: práticas de produção , com aproveitamento de produtos, resíduos ou não, de origem vegetal, animal ou mineral.

 

Detalhou, ainda, que as atividades produtivas da propriedade são utilizadas, como atrativos, por meio de demonstrações, sobre as técnicas de produção, onde o turista também pode interagir, fazendo parte do processo. Ao agradecer a participação da Ematerce, no evento, o deputado Sérgio Aguiar destacou a atuação da empresa, nessa modalidade de turismo, afora sua presença necessária e importante na prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares nos 184 municípios do Estado do Ceará, orientando-os desde o preparo do solo até a comercialização.

 

Ematerce no Turismo Rural

 

Fernanda_1Ressalte-se que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SAF/DATER), catalogou algumas propriedades rurais de agricultores familiares, com condições de se tornarem empreendedores dessa modalidade de turismo, em 25 municípios, atendidos pela supracitada empresa. Para tanto, vem realizando constantes reuniões, com os agricultores familiares selecionados, incentivando-os a participar de eventos, nas capitais e cidades interioranas, a exemplo de simpósios, encontros, congressos e feiras agropecuárias. Nestas, expõem e comercializam os produtos da denominada agricultura familiar, bastante procurados pelos visitantes.

 

 

 

FOTOS: Edilmo Gurgel

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira

Fone 85.3217.7872