Governador em exercicio visita estande da Ematerce na 60ª Expocrato

13 de julho de 2011 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, presente à abertura da 60ª Expocrato, recebeu, na noite de domingo, 10 de julho, no estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, o governador em exercício do Ceará, Domingos de Aguiar Filho. Na ocasião, estava acompanhando da esposa, Patrícia Aguiar, Secretária do Turismo de Fortaleza, do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Engrº Agrº e Deputado Estadual Nelson Martins, deputados estaduais e federais, além de técnicos-extensionistas da Ematerce na região do Cariri.

A descontração foi o ponto alto que marcou a visita das autoridades às dependências do estande. Foram colocados em exposição os principais produtos, de origem agrícola e animal, produzidos na região. Uma unidade móvel, da Ematerce, foi disponibilizada, para o local, onde foram exibidos, num telão, vídeos institucionais e educativos produzidos pela Ematerce.

 

 

expocrato_3Além da demonstração e degustação dos produtos, o visitante também pode adquirir, gratuitamente, mudas de várias plantas, com destaque para o morango. No entorno das dependências do estande, com muita criatividade, foi montada uma réplica de uma fazendinha, da agricultura familiar, com todos os equipamentos disponibilizados numa agrovila.

Não faltou a casa-sede, retratando a fé e a religiosidade do povo caririense; um estábulo com aprisco; um desembarcador, chiqueiros, cabriteiros, maternidade, além do cultivo de cana-de açúcar, forte aptidão e motivo de renda para a região; capineiras, milho, feijão, dentre outras culturas agrícolas.

O equipamento chamou a atenção de centenas de populares, tanto pela originalidade, quanto pelo baixo custo empregado na demonstração. A fazendinha foi o local preferido pelos visitantes, para fazerem suas fotografias e guardarem-nas, como lembrança, do maior evento agrário do Nordeste brasileiro, a Expocrato.

(Crisanto Teixeira – Jornalista, lotado no escritório da Ematerce, em Quixeramobim-CE).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone  85.3217.7872