Barreira: Ematerce realiza curso de capacitação sobre hortaliças orgânica na agricultura familiar.

18 de julho de 2011 - 03:00

Na localidade de Arisco, município de Barreira, a Ematerce realizou no período de 13 a 15 de julho, curso de capacitação para agricultores familiares em Hortaliças Orgânicas na Agricultura Familiar.

 

O gerente do escritório local de Redenção, José Audísio da Silva, saudou a presença dos 21 agricultores familiares, e iniciou a programação do curso, fazendo uma explanação geral sobre a importância da capacitação e a atual situação ambiental, além da necessidade de sua preservação, enfocando a responsabilidade de todos na preservação do nosso ecossistema e a importância das hortaliças orgânicas na dieta alimentar.

 

Como facilitadores, participaram os técnicos José Audisio da Silva, José Macilio Simão dos Santos e José Santana da Silva. Foram discutidos temas sobre: Agricultura Familiar, Convencional e Alternativa; Agroecologia, Importância das Hortaliças Orgânicas na Alimentação, Defensivos Naturais, Composto Orgânico, Biofertilizantes. No tocante à parte prática, foi construída uma pilha de composto orgânico, seguindo todos os passos desde a escolha do local até a conclusão da mesma. Os participantes ainda puderam conhecer sobre o preparo de defensivos naturais, construção de canteiros, semeadura, irrigação, controle de pragas através dos defensivos naturais.

 

 Jornalista Tábata Alencar – tabata.alencar@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872