Jardim: primeira colheita de milho mecanizada

4 de agosto de 2011 - 03:00

O município de Jardim vem destacando-se, a cada ano, como um dos grandes produtores de milho híbrido da região do Cariri. são 3.950 hectares plantados com a cultura do milho, dos quais 1.880 estão localizados, no distrito do Corrente, a de maior expressão de cultivo.

 

A Ematerce, preocupada com a escassez de mão-de-obra, para um processo de colheita manual, reuniu um grupo de agricultores familiares, objetivando analisar alternativas, que pudessem acelerar esta atividade, definindo com estes, para conjuntura atual, um custo-médio de R$ 8,00/ saco, procedimento considerado caro e muito lento.

 

Na oportunidade, os extensionistas convidaram este grupo de agricultores, para visitar, no município de Altaneira, a fazenda do agricultor Antonio Campina, proprietário de uma colheitadeira de milho, em atividade, cuja excursão foi acompanhada pelo técnico Miguel Abeilson. O proprietário foi convidado a visitar as áreas do município e foi fechado o negócio .

 

Há dez dias, uma colheitadeira, de 4 linhas, e uma caçamba, do agricultor Antonio Campina, estão, no município de Jardim, no distrito do Corrente, colhendo, em média, 500 sacos/dia a um custo de R$ 5,00/saco, produtividade-média de 3.200 kg/hectares, prevendo-se uma colheita de, aproximadamente, 20.000 sacos.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7878