Novas Russas: Ematerce capacita 30 agricultores familiares em Apicultura

16 de agosto de 2011 - 03:00

O município de Nova Russas, por ser destaque na produção de mel de abelha, de qualidade, no Estado do Ceará, vem, a cada ano, ampliando o número de apicultores. E a Ematerce. como empresa difusora de tecnologia no campo, participa desse desenvolvimento da Apicultura, na região, em parceria com a Associação dos Apicultores do Município de Nova Russas (APIMNOR). No mês de julho de 2011, foram realizados dois Cursos Básicos de Apicultura com agricultores familiares do município.

 

Informou o gerente local da Ematerce, Engº Agrº José Ailton Pereira, que os cursos têm como objetivo capacitar os agricultores familiares, na criação racional de abelhas do gênero Apis, para produção de mel e cera. As aulas teóricas aconteceram, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e as práticas foram realizadas nos apiários dos apicultores Gilberto e Raimundo, que é presidente da Apimnor.

 

O Curso foi ministrado pelo Técnico da Ematerce, lotado no na Ematerce de Mombaça, Francisco Teixeira Filho, que é assessor de Apicultura no Sertão-Central, e coordenado pela agente rural Fabíola, do escritório de Nova Russas. O evento recebeu total apoio do gerente local, o Engenheiro Agrônomo Ailton, e da servidora Teresa. Vale ressaltar que a Apicultura é uma atividade que propicia ganhos econômicos para os agricultores e contribui com a manutenção e preservação do Meio Ambiente, tornando-se a mais promissora para o semiárido.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872