Picos: Ematerce e Embrapa-CNPAT discutem cadeia produtiva do caju

31 de agosto de 2011 - 03:00

O especialista em Cajucultura, no âmbito da Ematerce, Engº Agrº Egberto Targino Bomfim, lotado no escritório estadual, participa, com equipe da Embrapa/CNPAT, de 31 de agosto a 2 de setembro de 2011, na cidade de Picos-PI, de uma reunião sobre a cadeia produtiva do caju, com foco no seu processamento, com vistas a reduzir perdas de pedúnculos.

 

Segundo Bomfim, é importante que se oriente os cajucultores a melhor aproveitarem o denominado pseudofruto, não somente consumido “in natura”, mas também usá-lo para a fabricação de sucos, doces, geléias, cajuína, mel, vinho e tantas outras iguarias. Lembrou, ainda, que o interesse maior dos produtores de caju é na venda da castanha, esta como matéria-prima de destaque na pauta das exportações no Estado do Ceará. Informou, também, ser o Ceará o maior produtor de castanha de caju no Brasil.

 

Sobre o encontro em Picos-PI, afirmou ser uma oportunidade ímpar, pois a troca de experiências teóricas e práticas, além de enriquecer os conhecimentos dos especialistas, acerca da cajucultura, contribui para o aperfeiçoamento das atividades, referentes ao cultivo racional dos cajueirais e ao aproveitamento do pedúnculo (pseudofruto).

 =============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872