OIDIO: UMA AMEAÇA À CAJUCULTURA

9 de setembro de 2011 - 03:00

A partir do ano de 2008, temos constatado o aumento gradual de danos irreparáveis, nas folhas, nas flores, nas castanhas e, principalmente, no pedúnculo do caju, comprometendo, de forma significativa, sua comercialização.

Nossa constatação inicial, foi, na região do Cariri, nos municípios de Campos Sales, Salitre e Assaré. Posteriormente, percebemos que os produtores da região litorânea também estavam começando a sentir o problema e, hoje, de uma maneira geral, os cajueirais de nosso Estado estão infectados.

A Embrapa, de acordo com resultados preliminares de pesquisa, informa que o fungo Oidium anacardii está presente, nas plantas atacadas, podendo ser o principal agente causal do problema. Para tanto, algumas unidades de pesquisa foram instaladas, em outubro do ano passado, utilizando os seguintes tratamentos: Testemunha, Enxofre, Carbendazin, Bicarbonato de sódio e Extrato de Nim.

caju_4É importante salientar que a aplicação do enxofre foi satisfatória e teve maior eficiência no controle que os demais produtos testados. Ante o exposto, e mediante a preocupação que vem causando, a Ematerce,  a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e A Embrapa promoverão duas reuniões, para serem discutidas estratégias e esclarecimento da causa e a forma de controle  da doença, destinadas aos técnicos da Ematerce e outras instituições, em municipal, responsáveis pela assistência técnica à Cajucultura em todo o Estado do Ceará.

A primeira reunião acontecerá, no dia 21/09, no município de Acaraú, com a seguinte abrangência:Baixo Acaraú: Acaraú, Jijoca, Itarema, Cruz, Marco, Morrinhos e Bela Cruz; Extremo-Norte: Camocim, Chaval, Barroquinha, Granja, Martinópole, Uruoca; Meio-Norte: Itapipoca, Amontada, Tururu, Paraipaba, Trairi, São Gonçalo, Umirim, São Luiz do Curu; Zona Norte: Santana do Acaraú e Massapê.

A segunda reunião ocorrerá, no dia 23/09, no município de Aracati e terá a seguinte abrangência: Litoral-Leste: Aracati, Icapuí, Beberibe, Fortim; Metropolitana: Caucaia, Pacajus, Horizonte, Cascavel, Pindoretama; Baixo Jaguaribe: Russas, Palhano, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Ibicuitinga, Tabuleiro; Médio Jaguaribe: Alto Santo, Potiretama, Jaguaribara, Jaguaretama; Maciço de Baturité: Aracoiaba, Ocara, Redenção, Barreira.

Logo em seguida, em data a ser combinada, serão realizadas as reuniões nas regiões: Cariri, Cariri- Leste e Cariri-Oeste.

EGBERTO TARGINO BOMFIM
Coordenador Estadual da Cajucultura na