Quixeramobim: Um caso de sucesso na agricultura familiar

12 de setembro de 2011 - 03:00

Na localidade de Caraúna, distrito de São Miguel, município de Quixeramobim, Sertão-Central do Ceará, um exemplo de sucesso na agricultura familiar e convivência com o semi-árido. Numa pequena propriedade rural, de 40 hectares, reside e trabalha o casal de agricultores Antônio Alves de Andrade, 58 anos, e Maria Denise Pinheiro, 53 anos, com dois filhos maiores, Francisco Audísio e Antônio Filho. A principal atividade de emprego e renda, que mantém unida e ocupada a família, é a agricultura de sequeiro e a bovinocultura de leite, aliada à assistência técnica e extensão rural, colocadas em prática pela Ematerce, escritórios regional e local de Quixeramobim-CE.

foto1Ao jornalista Crisanto Teixeira, declarou o agricultor Antônio que foi criado, com mais dez irmãos, todos trabalhando na agricultura. Depois que casou e construiu família, deixou o núcleo familiar de seus pais, indo trabalhar numa fazenda em Quixeramobim. Após mais de trinta anos, com muito trabalho e o dinheiro que economizou, conseguiu comprar uma fazendinha, saindo, assim, da condição de empregado. “Estou muito satisfeito com o trabalho: nossa principal fonte de sobrevivência vem da água armazenada e fornecida por um pequeno açude, construído, há quase três anos, com a ajuda do Governo do Estado, através da Ematerce; é com essa água que a gente mantém viva a propriedade, além da água e o peixe, para o consumo, situamos uma plantação de capim, alimento necessário para as vacas produzirem leite”, relata o agricultor.

A organização está fazendo com que o negócio prospere. No caderno de anotações da família, consta que a produção desse inverno foi de quatro sacos de feijão, trinta e três de milho, cinqüenta toneladas de silagem de sorgo e milho, além da manutenção de meio hectare de palma forrageira, utilizada como reserva alimentar, para os meses de maior escassez de alimento do rebanho bovino, composto de 25 cabeças de gado, dentre grandes e pequenos.

Informou, ainda, que a produção mensal de leite alcança 1.500 litros, o que rende para a família a importância de R$ 975,00 (Novecentos e Setenta e Cinco reais), por mês. Afora o feijão e o milho, produzidos no roçado, no terreiro da casa, são criadas pequenas aves, que fornecem ovos e carne, que, somados ao leite e ao queijo, constituem um bom reforço para segurança alimentar.

A agricultora Maria Denise está aproveitando a fartura de água, que vem do açude, para aguar seu pequeno canteiro, instalado no quintal, ao lado da cozinha, onde são produzidas hortaliças para o consumo da família. A mão-de- obra, para tocar a pequena propriedade, completa-se com o trabalho dos filhos, principalmente na estação das chuvas. Francisco Audísio, 25 anos, o mais velho, também estuda, cursando o quarto semestre do curso de Física, da UFC, licenciatura à distância em Quixeramobim. O caçula Antônio Filho se prepara para entrar também na faculdade, enquanto isso está trabalhando como eletricista.

Nesse final da semana passada, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, visitou várias propriedades rurais, para avaliar o andamento dos trabalhos, que tem como foco principal a convivência com o semi-árido e o fortalecimento da agricultura em regime familiar. “Através de recursos do tesouro estadual, no montante de R$ 500.000,00, a Ematerce incentivou o programa de açudagem em pequenas propriedades, mediante o fornecimento de horas de trator, construindo dezessete açudes, como o da foto, com parede de terra, medindo 77 metros de cumprimento e quatro de altura; estamos felizes por estar fortalecendo as diretrizes e políticas públicas de governo, que é a manutenção das famílias, no campo, com sustentabilidade, trabalho, dignidade e renda”, comenta Pimenta. (Crisanto Teixeira – Jornalista – Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br