Barreira: curso sobre gestão em agroindústria familiar

27 de outubro de 2011 - 03:00

Dando prosseguimento ao Programa de Apoio e Fortalecimento da Agroindústria Familiar, a Ematerce de Redenção, em parceria com o Centec, iniciou no dia 10/10/2011, na comunidade de Uruá, município de Barreira, mais uma capacitação, para 18 agricultores familiares, sobre Gestão em Agroindústria Familiar exclusivo para produtores/as que exploram a cajucultura no município de Barreira.

 

Segundo José Audísio da Silva, gerente local de Redenção, o curso foi iniciado com a apresentação de todos os participantes, instrutores e assessores. Como instrutores, os técnico José Macílio Simão dos Santos, da Ematerce, e Maria Luciene da Silva, do Centec – Barreira. Fizeram-se presentes, também, o gerente do escritório de Redenção, José Audisio da Silva, que saudou todos os presentes, dizendo da importância do evento, destacando a necessidade de exploração da cultura do caju, não somente na comercialização da castanha, mas também no aproveitamento do pedúnculo, como: doces, geléias, rapadura, mel, cajuína, ração animal e produção de amêndoa, razão maior da cujucultura. Esteve também presente ao evento,  Ana Maria Guedes, coordenadora de Rede Temática de Apoio e Fortalecimento da Agroindústria Familiar.

 

Fazendo uso da palavra, Ana Guedes cumprimentou todos, afirmando a satisfação em estar presente ao evento, falando da origem dos recursos,  da necessidade de todos se capacitarem em gestão de agroindústria, fortalecendo, desta maneira, com o processo de organização e comercialização da cultura do caju . O curso está sendo modulado, em virtude dos produtores estarem engajados na colheita da castanha. O conteúdo programático apresenta, dentre outros assuntos: Noções de Associativismo, Organização, Noções Gerais sobre Gestão, Boas Práticas de Fabricação(BPF), Instrumentos de Gestão e Noções de Planos de Negócio.

 

O município de Barreira está-se tornando verdadeiro polo difusor de tecnologia em agroindústria familiar de processamento do caju, quando inúmeras excursões já ocorreram com produtores de base familiar de vários municípios. Recentemente, houve excursões dos municípios de Baturité, Aracoiaba, Itapiúna, Redenção, Massapê, Russas e Palhano, estando programadas novas excursões com novos municípios.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872