Ematerce engajada na 2ª Etapa da Vacinação contra aftosa
1 de novembro de 2011 - 03:00
O secretário Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), acompanhado dos presidentes da Ematerce e da Adagri, respectivamente José Maria Pimenta e Francisco Augusto, da Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Maria Luiza Rufino, dentre outras autoridades, fez, na manhã de terça-feira, 1º de novembro, o lançamento da 2ª Etapa da Vacinação contra Febre Aftosa – Ano 2011. Em sua fala, o presidente da Ematerce diz da importância da vacinação contra febre aftosa
A abertura do evento aconteceu, na Fazenda Bom Jesus, localizada na Rodovia Santos Dumont, BR-116 – Boqueirão do Cesário, de propriedade do agropecuarista Manuel Palma, onde estiveram, também, presentes o secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, o coordenador da campanha, no âmbito estadual, Médico Veterinário Joaquim Sampaio, o gerente de apoio técnico da Ematerce, Cláudio Matoso, além da participação de pecuaristas, líderes empresariais e autoridades ligadas ao setor agropecuário do Ceará.
O secretário Nelson Martins disse da satisfação em lançar a 2ª Etapa da Campanha contra Febre Aftosa – 2011, pois se trata de uma iniciativa importante e necessária, haja vista que, com o alcance da meta vacinal, isto é, mais de 90% de bovinos e bubalinos vacinados, o Estado do Ceará mudará para o “status” de livre com vacinação, o que trará uma série de vantagens para os criadores e para a economia cearense.
Destacou o apoio do governador Cid Gomes ao setor agropecuária, mediante a execução de diversificados programas e projetos, voltados para erradicar a miséria, no meio rural, gerar emprego e renda e fixar o homem no campo. Agradeceu ao proprietário da Fazenda Bom Jesus por permitir o lançamento da campanha e solicitou aos criadores cearenses a valiosa colaboração para o sucesso da campanha contra aftosa, vacinando todos os seus animais.
Com a palavra o presidente da Ematerce reportou-se à indispensável vacinação, feita duas vezes por ano, a fim de conservar os bovinos e os búfalos sadios, livres desse mal que pode causar a morte desses animais e sérios prejuízos aos bolsos dos criadores e aos cofres do Estado, caso um animal venha a contrair aftosa, o que impedirá de serem comercializados para outros regiões, fora e dentro do território cearense, inclusive a carne, leite e seus derivados.
O dirigente da Ematerce falou do engajamento dos extensionistas com o trabalho diário de conscientizarem os pecuaristas a vacinar todo o seu rebanho, cujo prazo se encerrará no final de novembro do corrente ano. Frisou, ainda, que a Ematerce, a exemplo do ano passado, em parceria com a Adagri, prefeituras, secretaria municipais de agricultura, sindicatos rurais e associações comunitárias, Fetraece, Faec e outras organizações, tudo fará, para que os 2,4 milhões, dentre bovinos e bubalinos, sejam vacinados, nessa segunda etapa da vacinação contra aftosa, nos 184 municípios do Ceará.
FAZENDA BOM JESUS
Este imóvel rural, de propriedade do agropecuarista Manuel Palma, possui uma área de 2 mil hectares, dos quais 80 hectares com cajueiro anão-precoce. Faz parte, ainda, da fazenda a criação de 500 cabeças de gado Nelore e de 150 ovinos.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872