Presidente da Ematerce na inauguração do Radar Meteorológico

4 de novembro de 2011 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, acompanhou, na manhã de quinta-feira, 3, na cidade de Quixeramobim, sua terra-natal, a comitiva do governador Cid Gomes, que inaugurou, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, o Centro de Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), instalado na Serrinha de Santa Maria, distante 24km da sede de Quixeramobim.

 

A nova unidade está equipada com um radar meteorológico, ao lado da torre do radar, erguida no ponto mais alto da região, com altitude de 812 metros acima do nível do mar. Ao ato solene, dentre outras autoridades federais, estaduais e municipais, compareceram o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), René Barreira.

 

Governador_e__Ministro_inagruam_Radar_Meteorolgico_de_Quixeramobim_1-_Img._Crisanto_TeixeiraSegundo o  presidente da Ematerce, um dos mais empolgados com a nova conquista tecnológica, para o Ceará, acredita na tecnologia como um dos principais parceiros de quem se dedica às atividades do campo, quer seja na agricultura ou na pecuária. Para ele, agora é possível orientar, com mais precisão, quando o agricultor deverá plantar e quando haverá excesso ou falta de chuva. Disse que se obtém a informação, com mais rapidez, para não se ter mais dúvida, se o agricultor realmente perdeu ou não a produção. Isso agilizará bastante o Garantia- Safra no Estado do Ceará”, afirmou. Na foto, à direita, o presidente da Ematerce, deputado federal Guimarães, governador Cid Gomes e, de paletó e gravata, o ministro Aloízio Mercadante.

 

De acordo com informações da Funceme, publicadas pela imprensa de Fortaleza, com raio de alcance de 400km, tem capacidade para monitorar toda a atmosfera cearense, se estendendo aos Estados vizinhos. Além disso, consegue estimar a quantidade de precipitação dentro de um raio de 200 quilômetros, o que deve aperfeiçoar o trabalho de previsão das chuvas, beneficiando setores como os da agricultura e pesca e também a Defesa Civil.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872