Maciço do Baturité: lançada campanha contra aftosa
16 de novembro de 2011 - 03:00
(Na foto, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, prepara vacina contra febre aftosa)
A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e orientada pela Adagri e Ematerce, com a finalidade da sensibilização da importância para vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos, foi lançada, na quinta-feira, dia 10 de novembro, no município de Itapiúna, região do Maciço do Baturité, que abrange os municípios de Baturité, Acarape, Redenção, Barreira, Aracoiaba, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Pacoti e Palmácia. O evento, com a vacinação de 40 matrizes, aconteceu na Fazenda Ibiraipu, distante 4 km da cidade, de propriedade do agropecuarista Sólon Mendes. A coordenação e realização ficaram a cargo das gerências regionais da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – e da Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará e demais parceiros.
Participaram do Dia de Campo o prefeito de Itapiúna, Felisberto Clementino, e o secretário municipal de desenvolvimento Agrário, Valdecir Freitas; o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta; o presidente da Adagri, Augusto Júnior; gerentes regionais da Ematerce e da Adagri, no Maciço do Baturité, respectivamente Engrº Agrº Olegário Rocha e a Médica Veterinária Mônica de Almeida; o gerente do escritório da Ematerce de Itapiúna, Engrº Agrº Ailton Silveira, demais técnicos, secretários de agricultura da região e o Fernando Fernandes, gerente da agência do Banco do Nordeste, em Baturité, criadores, estudantes, dentre outros.

(Na foto, o agropecuarista Nazareno Martins)
Reunidos em uma tenda, armada no interior da Fazenda Ibiraipú, cerca de duzentos criadores de gado bovino, pequenos agricultores participaram das ações educativas e da disseminação das práticas de profilaxia da doença. A febre aftosa é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus que se multiplica rapidamente. “Basta um único animal com a doença para contaminar o rebanho inteiro; e com os animais fracos, com pouco peso e baixa produção de leite, o prejuízo é certo para o criador e o Estado do Ceará”, acrescentou José Maria Pimenta, presidente da Ematerce.
A segunda etapa da campanha de vacinação 2011 ficará encerrada dia 30 de novembro. A recomendação aos criadores é de que, ao comprarem a vacina, devem exigir a nota fiscal e, depois de imunizar os animais, o criador deve procurar a Ematerce ou a Adagri de seu município, para declarar a vacinação do seu rebanho. A vacinação e a declaração são obrigatórias. “A região do Maciço possui 52.500 cabeças de gado bovino e na primeira etapa da campanha, desse ano, a cobertura vacinal atingiu 90%, com um incremento de 9%, se comparado com 2010”, informou a veterinária Mônica de Almeida, gerente regional da Adagri.
De acordo com o presidente da Adagri Augusto Júnior, os criadores devem ficar atentos e se por ventura verificarem qualquer sintoma no rebanho bovino devem imediatamente procurar o órgão para informar a ocorrência. Os principais sintomas da febre aftosa são: febre muito alta, aftas (feridas na boca, cascos e tetas), saliva abundante, dificuldade na alimentação e nos movimentos, o animal fica mancando e com os pelos arrepiados. Enumerou os principais prejuízos: Queda na produção de carne, leite e capacidade reprodutiva, mortalidade de bezerros, proibida a venda de carne, leite e animais das propriedades interditadas, bem como a proibição de exportação de produtos agropecuários.
O município de Itapiúna está investindo a importância de 6 mil reais na aquisição de 3.550 doses da vacina, que serão distribuídas, a fundo perdido, entre os pequenos criadores de gado, os que possuem entre 1 a 10 cabeças. Um dos beneficiados é Nazareno Martins de Sousa, 66 anos, aposentado, casado, residente na Fazenda Carrapateiras, e possui 08(oito) cabeças de gado. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário para obtenção da vacina contra a aftosa. “Essa ação é uma forma de incentivar os pequenos criadores a imunizar seus animais, contribuindo para que o Estado do Ceará adquira a condição de zona livre com vacinação”, enfatizou o prefeito Felisberto Clementino. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no escritório regional da Ematerce em Quixeramobim-CE.)
Serviço
Vacinação Já!
Governo do Estado- Ematerce e Adagri
Disque-Aftosa 0800-280-0410
===========================================================================
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872