Itapiúna: Ematerce incentiva criação de cabras leiteiras

18 de novembro de 2011 - 03:00

Uma atividade rural começa a ganhar impulso, com destaque para a região do Sertão-Ccentral do Estado do Ceará, a caprinocultura, voltada à produção de leite, de alto valor nutritivo, contendo os elementos necessários à nutrição humana, como açúcar (lactose), proteínas, gorduras, vitaminas, ferro, cálcio, fósforo e outros minerais, além de ser uma excelente alternativa como fonte de renda para o pequeno criador de cabras, que atua no regime de agricultura familiar.

 

Apesar de ser recomendado por médicos e nutricionistas, como uma opção de alimento, que deve ser consumido por crianças alérgicas ao leite de vaca e por idosos, o leite de cabra deve ter seu uso orientado como um fator de elevado potencial nutritivo, capaz de proporcionar à população em geral uma alimentação completa

 

Foi com a finalidade de alavancar e resgatar essa atividade que o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, articulou encontro que aconteceu, na manhã de quinta-feira, dia 17/11, nas dependências da Acacid, com a participação dos atores públicos e da cadeia de caprinos do município de Itapiúna, vocacionada ao criatório de pequenos animais.

 

Entre os presentes, Marcio Peixoto coordenador de pecuária da SDA e do programa Leite de Cabra Fome Zero, prefeito Felisberto Clementino, secretário de agricultura Valdecir Freitas, gerente da Ematerce regional Baturité engrº agrº Olegário Rocha, gerente do escritório da Ematerce em Itapiúna engrº agrº Ailton Silveira, representante da gerencia do Banco do Brasil de Itapiúna Fabrício Bandeira e mais de cinqüenta agricultores.

 

Ao iniciar o encontro, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, fez uso da palavra e disse que tinha chegado ocasião de reverter essa situação. Sugeriu a formação de um grupo de produção, levando-se em conta a realidade de cada criador. Disse ainda ser muito importante a formação de uma caravana de produtores, para visitar uma associação de produtores, no município de Banabuiú, já em estado avançado de organização e produção de leite de cabra.

 

A Ematerce será uma parceira de primeira hora do agricultor que se interessar em participar do programa leite de cabra, que vem constituindo-se numa alvissareira oportunidade de renda, haja vista que o litro do produto está sendo comercializado a R$ 1,20 superando o leite de vaca, pago apenas R$ 0,75 o litro”, complementou Pimenta.

 

De acordo com o prefeito Felisberto Clementino, esta é uma excelente oportunidade que o município tem, para revitalizar a atividade. Destacou a iniciativa da Ematerce em mobilizar os produtores, através da abordagem de um tema, que diz respeito à vocação dos agricultores de Itapiúna, detentor de um plantel de, aproximadamente, 10 mil cabeças de caprinos.

 

Recordo que, por volta do ano de 2007, a prefeitura, em parceria com a Petrobrás e a Federação das Associações Comunitárias, colocou em pratica projeto de caprinocultura, mas por conta da falta de gestão adequada pelos criadores, não foi em frente; vamos retomar a iniciativa, agora contando com a assistência técnica e extensão prestados pela Ematerce”, afirmou o prefeito Felisberto.

 

Quem também se pronunciou foi o coordenador estadual de pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Programa Leite de Cabra Fome Zero, Márcio Peixoto. Enfocou a existência de uma demanda, no Ceará, para a compra de até 5 mil litros de leite de cabra, por dia, e que, atualmente, essa necessidade está longe de ser alcançada, haja vista que vem sendo adquiridos apenas dois mil litros.

 

Os municípios produtores, em maior escala, são: Quixadá, Banabuiú, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Choró, Tauá, Campos Sales e, futuramente, Itapiúna e Ibaretama. “O primeiro passo a ser dado, em Itapiúna será a organização dos produtores de leite, a orientação para compra de matrizes e reprodutores da raça leiteira Saanen ou Pardo Alpino e a qualificação. Assim, eles poderão trabalhar com maior embasamento e conhecimento da atividade, como: manejo alimentar, sanitário e reprodutivo; e, na ponta da comercialização, nós asseguramos a compra, bastando produzir que o dinheiro chega logo”, garantiu Marcio Peixoto.

 

Agricultores Familiares

 

Agricultor_Beto_Macrio_fala_da_experincia_positova_de_Banabuiu_-_Img._Crisanto_TeixeiraBeto Macário, 55 anos, casado, presidente da Associação de Produtores de Leite de Cabra, no município de Banabuiu, veio ao encontro, em Itapiúna, para testemunhar e falar da experiência bem-sucedida do projeto na sua associação. ”Pelo que vejo, aqui, a semente do programa está sendo bem plantada, tem a presença do prefeito, do secretário de agricultura, do coordenador da SDA, do presidente da Ematerce e muitos técnicos, assim, certamente a semente vai germinar e frutificar”.

 

Um dos pioneiros no criatório de cabras Rogério Pimenta Neto, 60 anos, casado e residente na Fazenda Serrote Preto, vê na atividade uma forma de agregar valor a renda da propriedade. “Quero participar desse projeto de cabra leiteira, porém necessito de maior conhecimento sobre manejo e a escolha de boas matrizes e reprodutores na hora da compra”.

 

Já a agricultora Maria Dulcineide Martins de Oliveira, 53 anos, casada residente na Fazenda Garrote, disse que já criou trinta cabras e que, naquela época, não tinha para onde mandar o leite; isso o desestimulou e acabou se desfazendo do rebanho. “Hoje, tenho só uma vaca, que dá leite para a família, mas, se tiver incentivo para a compra das cabras, eu vou enfrentar”.

 

Francisco de Assis Ferreira, 46 anos residente na Fazenda Carnaubinha diz possuir mais de cem cabeças de caprinos, dentre grandes e pequenos, machos e fêmeas. Contou que ultimamente tem arranjado confusão com os vizinhos, por não ter como conter o rebanho de bodes. “Se o negócio for pra valer mesmo, eu vou vendar os bodes confuseiros e adquirir essa raça mais dócil e leiteira; não pretendo trabalhar com dinheiro de Banco não; vou reinvestir na compra das matrizes com a venda de animais da propriedade”. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE.)

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872