Várzea Alegre: Dia Especial sobre Uso de Defensivos Naturais
18 de novembro de 2011 - 03:00
Na manhã de quinta feira, 17 de novembro de 2011, a Ematerce – escritório local de Várzea Alegre – realizou um Dia Especial sobre o Uso de Biofertilizantes, Adubos e Defensivos Naturais na cultura de feijão irrigado. O evento foi realizado, no Sítio Aba da Serra, Distrito de Canindezinho, a 18 km da sede do município. contando com a participação de, aproximadamente, 35 pessoas, dentre agricultores e técnicos de Várzea Alegre, Granjeiro, Farias Brito e Crato, além da presença da imprensa e parceiros do setor agrícola de Várzea Alegre, como a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre.
Explicou o gerente local da Ematerce, Pedro Bezerra, que se trata de um sistema de combate a pragas, fertilização do solo e fortificação da planta, sem o uso do temível agrotóxico. Visa ao estabelecimento de sistemas agrícolas, ecologicamente equilibrados, estáveis e economicamente produtivos, em pequena escala, resultando em alimentos saudáveis, livres de resíduos tóxicos e produzidos em total harmonia com a natureza.
Afirmou, ainda, que a idéia é estender essa prática para agricultores, beneficiários da Agricultura Familiar, em todo o município, e ser referência para os demais. A prática consiste no uso da urina da vaca, quando em lactação, como fornecedor de nutrientes para as plantas e repelente para pragas, e do preparo de solução com Nim Indiano, também eficiente no combate às pragas, ambos adicionados, com detergente ou sabão em pó, para fixar melhor o produto nas folhas das plantas.
Os agricultores familiares Antonio Luiz e Francisco de Assis Eloi estão animados, no tocante à produção e à economia, por não ter que comprar o agrotóxico. A orientação e assistência técnica ficam por conta do agente rural Raimundo Greidson. O gerente do escritório local Pedro Bezerra, lembrou que esta é uma importante contribuição que podemos dar ao meio ambiente e a saúde do homem, além de ser uma ação de contribuição para Várzea Alegre venha a continuar sendo um Município Selo Verde.
André Fiúza de Menezes, presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre, apóia a iniciativa e diz: “Produzir, sem agrotóxicos, é produzir saúde”. Antonio Gregório Neto, Secretário Municipal de Agricultura, elogiou o trabalho da Ematerce e mostrou-se interessado em difundir a prática por todo o município.
Hernane Rocha, assessor regional das culturas de sequeiro, representando a Gerência Regional do Crato, lamentou não contar, no evento, com técnicos de toda a região, pois estão empenhados na campanha de Combate à Febre aftosa, que se encerra, no dia 30 de novembro, mas também se mostrou interessado na difusão da prática para toda a Região do Cariri.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 3217.7872