Ematerce é destaque no 8º Caju Nordeste 2011

24 de novembro de 2011 - 03:00

 

 

Foi aberta, ontem, 23 de novembro de 2011, na cidade de Beberibe-CE, a solenidade de abertura do 8º Caju Nordeste. O evento, dentre outras autoridades, contou com a presença do secretário Nelson Martins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) do Prefeito de Beberibe, Dr. Odivar Facó, o Superintendente Regional do Banco do Nordeste, Dr. Rivônio Morais, o Deputado Estadual Hermínio Resende, o Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Dr. Vitor Hugo, o Presidente da Fundação Banco do Brasil, Dr. Jorge Alfredo Streit, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, além de produtores e extensionistas da Ematerce.

(Na foto, defronte ao estande da Ematerce, da (D) para (E), o secretário Nelson Martins, o gerente regional Abdias, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e técnica Fernanda Aquino, da Rede Temática Turismo Rural).

 

Na oportunidade, foi entregue o troféu Caju de Ouro 2011 aos que se destacaram pelo trabalho, desenvolvido em benefício do fortalecimento da Cajucultura no Ceará, um dos principais produtos de exportação do Estado. Mereceram supracitado troféu a Embrapa Agroindustrial Tropical; Técnico José de Sousa Paz – SDA; Técnico Egberto Targino Bonfim, da Ematerce; Político: Deputado. Estadual – José Nelson Martins de Sousa (Secretário da SDA); Produtor Rural Antônio Peixoto Saldanha (Prefeito de Barreira-CE); – Troféu Especial: Jorge Alfredo Streit (Presidente da Fundação Banco do Brasil)

Para o Engº Agrº Egberto Targino Bonfim, responsável pelo Programa de Fortalecimento da Cajucultura do Ceará, no âmbito da Ematerce, receber o troféu é motivo de satisfação, orgulho e incentivo, para um técnico, que, há anos, dedica-se a estudar essa cultura a fim de que se possa engrandecê-la e continuar a ser um dos principais produtores na pauta de exportações cearenses. Targino agradeceu a distinção, por parte do Instituto do Caju e enfatizou que, com esse prêmio, aumenta, ainda, mais a responsabilidade.

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a Ematerce, nesse evento, está bem representada, não apenas pe

lo troféu a um dos seus competentes técnicos, mas pela instalação de um estande, que divulga as ações extensionistas, em especial, a Cajucultura no município de Beberibe e nos circunvizinhos. Pimenta disse mais que o trabalho de substituição de copas, em cajueiros improdutivos, por cajueiro-anão precoce, dá destaque à Ematerce, pois se consegue aumenta a produção, a produtividade da cultura, além de se colher um pseudo-fruto e castanha de qualidade.

 

Caju Nordeste 2011

 

É uma feira nacional e anual do setor de agronegócio. Conta com uma linha de produtos e serviços como máquinas e equipamentos para beneficiamento da castanha e do caju, implementos agrícolas, mudas de cajueiro-anão precoce, derivados do caju, artesanatos regionais, indústrias alimentícias e embalagens para fabricantes. Pretende reunir, aproximadamente, 30 expositores. Será realizado em Beberibe – CE na Praça Laís Facó.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 3217.7872