Ematerce no 21º Fórum de Controle Interno e Ouvidoria
24 de novembro de 2011 - 03:00
(Na foto, o Controlador e Ouvidor Geral do Ceará, João Melo, fala da importância do evento)
Encerrou-se, na tarde de quarta-feira, 23/11, no Barbra’s Buffet, no bairro Aldeota, o 21º Fórum Permanente de Controle Interno, iniciado pela manhã, com o tema Apresentação das Novas Ferramentas de Transparência e Ouvidoria. O evento, promovido pela CGE-CE, que reuniu Auditores e Ouvidores estaduais, foi aberto pelo Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves Melo, acompanhado da secretária adjunta, Sílvia Correia, e assessores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE).

(Na foto, o Ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José, recebe o certificado, entregue pela Dra. Adiline Feitosa, da Pefoce).
Pela Ematerce, compareceram o assessor de comunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira, que recebeu o certificado do curso, entregue pela Dra. Adiline Feitosa, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); o gerente da Divisão Financeira, Francisco Daniel, e o representante da Gerência de Planejamento, Engº Agrº Francisco Jackson Colares.
No decorrer do fórum, foi feita a entrega dos certificados do Curso Básico de Formação em Ouvidoria, com duração de 82 horas. Em seguida, houve a apresentação do novo Portal da Transparência pelo coordenador da Cages, Antonio Marconi Lemos da Silva. Foi feita, também, a apresentação do novo Sistema de Ouvidoria (SOU), por Carmen Cinira Pinto, da Coordandoria Couvi, seguida da simulação de sua utilização pela articuladora da Couvi, Rosângela Araújo da Silva. Foi destacada a publicação, no Diário Oficial da União, de 18/11/11, da Lei Direito à Informação.

(Na foto, Daniel, camisa azul, gerente da Divisão Financeira da Ematerce e, de camisa listrada, o representante da gerência de Planejamento da empresa, Jackson Colares).
Em sua fala, o Controlador e Ouvidor Geral do Ceará destacou a importância do funcionamento das auditorias e ouvidorias, que são interlocutores dos cidadãos, quando estes apelam para os órgãos governamentais, buscando soluções para suas demandas, quer de ordem particular, quer coletivamente. Acrescentou que, numa democracia participativa, o cidadão, tendo voz e vez, contribui para que governantes trabalhem com seriedade, ética e transparência, diminuindo, assim, a malversação do dinheiro público e o cumprimento do que foi dito ao povo no período das eleições.
Disse ainda do interesse do governador Cid Gomes em saber o que a população urbana e rural pensa a respeito de sua administração e o que elege, como prioridade, para o bem-estar de suas comunidades. Ressaltou que, em termos de Ouvidoria, o Ceará é referência nacional, pois o Estado possui uma Rede de Ouvidores, num total de 62, (cada órgão dispõe desse profissional), um sistema de Call-Center, uma Unidade de Ouvidoria Móvel e Totens.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 3217.7872