6 de dezembro: Dia Nacional da Extensão Rural
6 de dezembro de 2011 - 03:00
(Na foto, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, confere a qualidade das frutas, numa Feira Agropecuária, cultivadas, em todo o Estado, sob orientação técnica da Ematerce).
Nesta terça-feira, mais de 16 mil extensionistas rurais, de 27 Estados do Brasil, com orgulho, lembram o dia 6 de dezembro, que se tornou a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). A efeméride faz retroceder-se à segunda metade da década de 40, quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1948, no Estado de Minas Gerais, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos produtores rurais.

(Agricultor Familiar, satisfeito, mostra frutos de qualidade, no caso maracujás, cujo cultivo foi orientado pelos extensionistas da Ematerce).
A data representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, ou seja, há 63 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater, com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar). Com o passar dos anos, a Extensão Rural brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para preservação do meio ambiente.
Segundo o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, que trabalhou, durante 20 anos, na Extensão Rural de Minas Gerais, o Dia da Extensão Rural, em nosso país, é um momento ímpar, que não deve ser, apenas, de lembrança e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim – uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais.
Declarou, ainda, que deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia-a-dia, buscando meios, mais adequados, de os produtores rurais e famílias, numa troca de saberes, produzirem mais, com melhor qualidade, sustentabilidade e sem degradar o meio ambiente. “Essa, sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso do seu dia, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estaduais, Municipais, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora o Dia Nacional da Extensão Rural”, enfatizou o dirigente da Ematerce.
Extensão Rural no Brasil
No Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente em mais de 4.500 municípios, com uma força de trabalho de mais de 16 mil extensionistas. No Ceará, tudo começou, em 16 de fevereiro de 1954, com a Ancar, passando para a denominação de Ematerce, em julho de 1976, com uma uma força de trabalho, constituída por, aproximadamente, 1.327 servidores, incluindo agentes rurais/bolsistas, contratados pelo Estado/Funcap.
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural, desempenhados atualmente por um quadro técnico de 16.600 profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872