Ematerce inaugura 31 Postos Avançados em dezembro de 2011
15 de dezembro de 2011 - 03:00
A Ematerce, até o dia 26 de dezembro de 2011, completa o ciclo de inaugurações dos Postos Avançados de Atendimento aos agricultores familiares nos municípios de Umirim, Tururu, Trairi, Forquilha, Groaíras, Meruoca, Senador Sá, Alcântaras, Frecheirinha, Reriutaba, Salitre, Potengi, Tarrafas, Antonina do Norte, Penaforte, Jati, Porteiras, Barro, Paracuru, São Luiz do Curu, Poranga, Ararendá, Ipaporanga, Novo Oriente, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Madalena, Paramoti, Catunda e Hidrolândia.
Os atos solenes de inauguração foram prestigiados pelos prefeitos municipais, pelo secretário Nelson Martins, da pasta do Desenvolvimento Agrário do Ceará, pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, pelo diretor administrativo-financeiro, Maximiliano Pedrosa Medeiros, secretários municipais de agricultura, agricultores familiares, extensionistas e autoridades locais, ligadas ao setor agropecuário cearense.
Vale ressaltar que todos os prefeitos, ao discursarem, elogiaram a iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)governamental de, em parcerias com as prefeituras, instalar Postos Avançados da Ematerce em 31 municípios cearenses, o que contribui para aumentar a abrangência da assistência técnica e extensão rural no atendimento sistemático aos agricultores familiares, público-alvo da empresa.
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), José Nelson Martins, o aumento do número de Postos Avançados da Ematerce, além de trazer uma série de vantagens para os agricultores familiares, atesta o apoio irrestrito do governador Cid Ferreira Gomes ao setor agropecuário cearense, implementando as atividades agrícolas, no campo, mediante o aumento da produção e produtividade agropecuária e, conseqüentemente, a renda líquida dos que cultivam a terra. O trabalho da Ematerce colabora, ainda, para o desenvolvimento sustentável no meio rural, enfatizou o titular da SDA.
Em todos os discursos, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, reportou-se ao apoio indispensável do Governo do Estado, começando pela SDA, além dos órgãos parceiros (prefeituras municipais, sindicatos patronais e de trabalhadores rurais, associações de classe e comunitárias), sem os quais seria difícil obter resultados satisfatórios, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores. Agradeceu, também, aos prefeitos, as parcerias, que contribuem para o funcionamento dos postos avançados nos citados 31 municípios. Aos extensionistas, solicitou-lhes total empenho, para que prestem um serviço público de qualidade, exigido pelos agricultores e pela sociedade de modo geral.
Destacou, ainda, Pimenta, em seus pronunciamentos, que, de uns anos para cá, passou a existir uma troca de saberes, entre técnicos da Ematerce e agricultores, desde o preparo do solo, passando pelo plantio, combate a pragas e doenças, colheita até à comercialização. “Nosso sonho, contando com o apoio governamental e das prefeituras, é universalizar o serviço de assistência técnica e extensão, com o funcionamento de escritórios e postos avançados nos 184 municípios do Estado”, enfatizou o dirigente da Ematerce”.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872